A compreensão das relações entre escola e seu entorno na formação de professores de Biologia: uma abordagem crítica da educação ambiental no estágio supervisionado.

Authors

  • Pollyana Cristina Alves Cardoso
  • Luiz Otávio Cortez
  • Lorena Felix Marocci Bouças
  • Marina Battistetti Festozo

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082715220192186

Abstract

O objetivo deste trabalho é compreender e analisar as relações que a escola estabelece com o seu meio, incluindo sua comunidade, para conhece a história desses ambientes de maneira crítica, compreendendo seus aspectos econômicos, políticos, sociais e ambientais, pois entendemos essa análise como um estudo da educação ambiental crítica. Os pesquisadores eram os estagiários – futuros professores de Biologia – que participaram ativamente da organização e realização de todo processos de pesquisa. Foram realizadas entrevistas com professores de duas escolas públicas, uma periférica e outra central, e com as pessoas das comunidades do entorno dessas escolas. Os resultados mostraram que, apesar de ser uma orientação dos documentos de referência para educação nacional, as escolas em questão têm dificuldade em estabelecer uma relação contínua e participativa com as comunidades do seu entorno. Contudo, as entrevistas mostraram que os professores têm interesse em utilizar o bairro durante o processo de ensino-aprendizagem, assim como os moradores do entorno enxergam que essa relação pode render bons frutos. Conhecer a escola, a comunidade e as relações que as mesmas estabelecem e podem vir a estabelecer, é uma forma de compreender o ambiente e contribuir para a formação de professores críticos e reflexivos. Desta forma, ao oferecer os resultados de uma pesquisa como essa para as escolas, as mesmas poderão refletir sobre uma possível aproximação pedagógica com a comunidade. Assim como, os professores tendo a possibilidade de utilizar o bairro como espaço de aprendizagem, os alunos poderão compreender melhor como os conteúdos se relacionam com o seu cotidiano. PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental crítica. Pesquisa do entorno. História.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

01-12-2019

How to Cite

Cardoso, P. C. A., Cortez, L. O., Bouças, L. F. M., & Festozo, M. B. (2019). A compreensão das relações entre escola e seu entorno na formação de professores de Biologia: uma abordagem crítica da educação ambiental no estágio supervisionado. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 15(2). https://doi.org/10.17271/1980082715220192186

Issue

Section

Complete Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>