Educação ambiental e as contribuições na gestão dos recursos hídricos

Autores

  • Wackson Júnior Teles de Jesus
  • Solange Aparecida Arrolho da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082715320192194

Resumo

O processo de gestão dos recursos hídricos no Brasil têm apresentado diversos desafios, sobretudo na participação social de usuários frente as tomadas de decisão. Diante disso, torna-se necessário buscar medidas para ampliar a participação social dos atores neste processo. Nesse sentido, a educação ambiental surge como uma possibilidade de promover a maior participação dos atores sociais de maneira a conscientiza-los e sensibiliza-los sobre a importância da conservação dos recursos hídricos e da participação dos mesmos no processo de gestão. Desse forma, o presente trabalho tem por objetivo reunir dados e apresentar uma discussão sobre a gestão dos recursos hídricos numa perspectiva da educação ambiental como uma possiblidade de ampliar os processos participativos. A abordagem metodológica utilizada neste estudo foi qualitativa, por meio do método de revisão bibliográfica. A partir educação ambiental pode-se promover a mudança de comportamentos para a consciência ambiental em relação as questões ambientais e recursos hídricos. Nesse sentido, pode-se concluir que a educação ambiental é um mecanismo essencial que possibilita o aumento da participação dos atores na gestão dos recursos hídricos. PALAVRAS-CHAVE: Gestão dos recursos hídricos. Educação ambiental. Participação social.

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Publicado

01-12-2019

Edição

Seção

Artigo Completo

Como Citar

Educação ambiental e as contribuições na gestão dos recursos hídricos. (2019). Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 15(3). https://doi.org/10.17271/1980082715320192194

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