Formação de professores pela pesquisa no Estágio Supervisionado: a compreensão do ambiente a partir da alimentação escolar

Autores

  • Augusto Antonio de Paula
  • Ricardo Campos Queixas
  • Marina Battistetti Festozo

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082715320192195

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de avaliar os processos educativos desenvolvidos por uma etapa do estágio supervisionado no processo de formação inicial de professores que busca possibilitar a compreensão das relações que a escola estabelece com o ambiente do seu entorno bem como com a sua comunidade. O estágio supervisionado se propôs, a partir da Educação Ambiental Crítica, a compreender o ambiente por meio da alimentação escolar, levando em conta as relações sociais, políticas, econômicas e ambientais da produção, distribuição e consumo dos alimentos. Para essa compreensão, foi realizada uma pesquisa, de construção coletiva com os licenciandos. Ao final do semestre letivo, foi pedido aos discentes que respondessem um questionário avaliando as atividades desenvolvidas durante o período em seu processo de formação docente. Esse questionário foi utilizado para a análise do trabalho, que foi baseada na abordagem qualitativa de pesquisa e análise de conteúdo. A partir das respostas dos estagiários, foram encontradas três categorias, que são: “importância da regência de aulas”, “educação ambiental e soberania alimentar” e “professor-pesquisador e a formação docente”. Após a análise e discussão foi possível perceber a influência das atividades do estágio no processo de formação inicial de professores, em que houve auxílio aos processos de formação da identidade docente e superação da dicotomia entre teoria e prática, deixando evidente que atividades como essa podem ser replicadas a fim de contribuir para a formação crítica de professores e educadores ambientais. PALAVRAS-CHAVE: Estágio supervisionado. Educação ambiental crítica. Formação de professores.

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Paula, A. A. de, Queixas, R. C., & Festozo, M. B. (2019). Formação de professores pela pesquisa no Estágio Supervisionado: a compreensão do ambiente a partir da alimentação escolar. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 15(3). https://doi.org/10.17271/1980082715320192195

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