Diretrizes para o planejamento ambiental e análise diagnóstica das interações entre recurso hídrico e urbanização, com o uso de geoprocessamento.

Authors

  • Rodrigo Guimarães Pinho
  • Patrícia Helena Mirandola Garcia
  • Marcelo Suveges Garcia

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716320202331

Keywords:

Planejamento Ambiental, Bacia Hidrográfica, Geoprocessamento, Uso e Cobertura da Terra.

Abstract

O presente trabalho discute as interações entre os recursos naturais e a urbanização. Estabelecido a partir da delimitação da bacia hidrográfica do Córrego da Onça em Três Lagoas/MS-Brasil; busca o entendimento da dinâmica ambiental, levando em consideração as variações dos atributos físicos, bióticos e antrópicos no território. O recorte temporal apresenta dados geográficos e cartográficos de caracterização à análise diagnóstica, para assim, verificar aquilo que está no espaço-tempo do objeto de estudo. Baseia-se numa ação de planejamento ambiental que se inicia pelo diagnóstico preliminar, verificando o uso e cobertura da terra, por meio de geoprocessamento, e o associa à qualidade das águas com vistas a designar possíveis percursos de ação que, ao serem submetidos à leitura e ao debate publico, possam desencadear iniciativas de urbanismo prático. Conclui a discussão com a indicação de diretrizes de planejamento que podem gerar as condições para a constituição de outros cenários.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodrigo Guimarães Pinho

Mestre em Geografia – UFMS/CPTL. Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade do Oeste Paulista (2016). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Pesquisador no grupo: Diretrizes de Gestão Ambiental com Uso de Geotecnologias. Universidade Federal do Mato grosso do Sul – CPTL, Brasil.

Patrícia Helena Mirandola Garcia

Doutora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia Mestrado e Doutorado (UFMS/Três Lagoas) e do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (Doutorado) - Área Educação Ambiental, do Instituto de Física da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-Campo Grande). Universidade Federal do Mato grosso do Sul – CPTL, Brasil.

Marcelo Suveges Garcia

Mestre em Geografia – UFMS/CPTL. Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - campus de Presidente Prudente (2016). Universidade Federal do Mato grosso do Sul – CPTL, Brasil.

Published

12-07-2020

How to Cite

Pinho, R. G., Mirandola Garcia, P. H., & Garcia, M. S. (2020). Diretrizes para o planejamento ambiental e análise diagnóstica das interações entre recurso hídrico e urbanização, com o uso de geoprocessamento. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(3). https://doi.org/10.17271/1980082716320202331

Issue

Section

Complete Article