Cavernas na Sala de Aula: Análise de uma Prática Pedagógica para o Ensino de Ecologia e Evolução a partir da Espeleologia

Authors

  • Rodrigo Antônio Castro Souza
  • Paulo Antônio de Oliveira Temoteo
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716420202444

Abstract

Esse trabalho tem como objetivo analisar uma aula que teve como tema "Introdução à Ecologia e Evolução em Cavernas". A aula teve o intuito de compreender como Metodologias de Ensino Alternativas ao modelo tradicional contribuem para a construção de conceitos biológicos. A aula surgiu no contexto da disciplina Metodologia do Ensino de Biologia, que é ofertada para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras. Ao final da aula, foi pedido aos participantes que respondessem a duas questões: quais os pontos positivos da aula? quais os pontos que poderiam ser melhorados? Ao todo foram escritas oito avaliações que foram analisadas no âmbito da pesquisa qualitativa, mais especificamente utilizando a análise de conteúdos por categorias. Foram construídas 3 categorias a posteriori, sendo elas "A Imersão Lúdica no Ambiente Subterrâneo", " A Fotografia e demais materiais na Construção do Imaginário do Ambiente Subterrâneo" e "o Experimento com Grilos como Articulador de Conceitos". Diante disso, é possível destacar as potencialidades do lúdico para a construção de conceitos científicos de maneira prazerosa, os benefícios que a fotografia possui por permitir conhecer lugares sem necessariamente ir até eles e por fim, a potencialidade do experimento pedagógico como forma de proposição de hipóteses, interpretação dos fenômenos e articulação de conceitos. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Biologia. Metodologia Ativa. Espeleologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

12-07-2020

How to Cite

Souza, R. A. C., Temoteo, P. A. de O., & Nascimento Junior, A. F. (2020). Cavernas na Sala de Aula: Análise de uma Prática Pedagógica para o Ensino de Ecologia e Evolução a partir da Espeleologia. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(4). https://doi.org/10.17271/1980082716420202444

Issue

Section

Complete Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 > >>