Indicadores de Desempenho Ambiental na indústria da cerâmica vermelha: um estudo de caso no município de Paudalho, estado de Pernambuco, Brasil.

Authors

  • Symone Maria Pancracio Falcão
  • Maria Carolina Silva
  • Romildo Morant de Holanda

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716620202675

Abstract

 

Os Indicadores de Desempenho Ambiental (IDA) constituem uma ferramenta essencial para gestão ambiental em empresas que apresentam forte dependência de recursos naturais, como no caso da indústria da cerâmica vermelha. Os IDA possibilitam monitoramento dos aspectos ambientais significativos, bem como os impactos relacionados a atividade exercida. Nesse sentido, objetivo desse trabalho consistiu na estruturação de indicadores de desempenho ambiental para a indústria da cerâmica vermelha. A pesquisa foi conduzida por meio de estudo de caso, de abordagem qualitativa e quantitativa, em uma indústria no município de Paudalho, que pertence ao maior Pólo desse segmento industrial no estado de Pernambuco, Brasil.  A metodologia empregada baseou-se nas diretrizes propostas na Norma  ISO 14031 que utiliza o ciclo Plan, Do, Check, Act (PDCA). Os resultados apresentam Indicadores de Desempenho Ambiental Operacional (IDO) no que concerce ao consumo energético,  Indicadores de Desempenho Ambiental de Gestão (IDG) para emissões, e Indicador de Condição Ambiental (ICA) que diz respeito às áreas de lavra sob licenciamento de argila. OS indicadores propostos disseminam e facilitam o emprego da ferramenta de avaliação de desempenho ambiental (ADA), e tem potencial de subsidiar soluções sustentáveis na extração dos recursos naturais,  incentivar uso de biomassa renovável, e ressaltar da importância do cumprimento das exigências legais e ambientais.

   

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Symone Maria Pancracio Falcão

    

Maria Carolina Silva

  

Romildo Morant de Holanda

 

Published

08-12-2020

How to Cite

Falcão, S. M. P., Silva, M. C., & Holanda, R. M. de. (2020). Indicadores de Desempenho Ambiental na indústria da cerâmica vermelha: um estudo de caso no município de Paudalho, estado de Pernambuco, Brasil. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(6). https://doi.org/10.17271/1980082716620202675

Issue

Section

Complete Article