Análise das Questões Ambientais nos Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II em 2019

Autores

  • Mário Marcio Geminiano
  • Arlinda Montalvão de Oliveira
  • Patricia Helena Mirandola Garcia

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716720202679

Resumo

 

Com o intuito de entender como as questões ambientais estão sendo abordadas pelos livros didáticos de Geografia no ano de 2019, essa pesquisa tem o objetivo de analisar, como alguns conteúdos foram abordados de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Para essa análise, utilizou-se a metodologia de Pinto e Mariano (2018) que pontuam a presença de conteúdos em livros didáticos, por meio de uma ficha de avaliação. A coleção Expedições Geográficas - Ensino Fundamental II dos autores Melhen Adas e Sergio Adas foi utilizada para essa análise e os resultados apontaram que, os quatro volumes da obra estão bem fundamentados e estruturados por meio de textos, figuras e infográficos. Observou-se por meio da metodologia empregada que alguns conceitos importantes das questões ambientais, não são indicados, como o termo Educação Ambiental, e também, no volume do 8º ano, apenas o termo Desmatamento é abordado, ficando de fora outros termos de considerável importância na discussão ambiental.

   

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mário Marcio Geminiano
        
  • Arlinda Montalvão de Oliveira
      
  • Patricia Helena Mirandola Garcia
     

Downloads

Publicado

08-12-2020

Edição

Seção

Artigo Completo

Como Citar

Análise das Questões Ambientais nos Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II em 2019. (2020). Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(7). https://doi.org/10.17271/1980082716720202679

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)