Análise das Questões Ambientais nos Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II em 2019

Authors

  • Mário Marcio Geminiano
  • Arlinda Montalvão de Oliveira
  • Patricia Helena Mirandola Garcia

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716720202679

Abstract

 

Com o intuito de entender como as questões ambientais estão sendo abordadas pelos livros didáticos de Geografia no ano de 2019, essa pesquisa tem o objetivo de analisar, como alguns conteúdos foram abordados de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Para essa análise, utilizou-se a metodologia de Pinto e Mariano (2018) que pontuam a presença de conteúdos em livros didáticos, por meio de uma ficha de avaliação. A coleção Expedições Geográficas - Ensino Fundamental II dos autores Melhen Adas e Sergio Adas foi utilizada para essa análise e os resultados apontaram que, os quatro volumes da obra estão bem fundamentados e estruturados por meio de textos, figuras e infográficos. Observou-se por meio da metodologia empregada que alguns conceitos importantes das questões ambientais, não são indicados, como o termo Educação Ambiental, e também, no volume do 8º ano, apenas o termo Desmatamento é abordado, ficando de fora outros termos de considerável importância na discussão ambiental.

   

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mário Marcio Geminiano

    

Arlinda Montalvão de Oliveira

  

Patricia Helena Mirandola Garcia

 

Published

08-12-2020

How to Cite

Geminiano, M. M., Oliveira, A. M. de, & Garcia, P. H. M. (2020). Análise das Questões Ambientais nos Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II em 2019. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(7). https://doi.org/10.17271/1980082716720202679

Issue

Section

Complete Article

Most read articles by the same author(s)