Educação Ambiental Crítica na escola: um olhar a partir do Estágio Supervisionado

Autores

  • Julia Amorim Monteiro
  • Carolina de Souza Oliveira
  • Marina Battistetti Festozo

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716720202683

Resumo

 

O objetivo desse trabalho é analisar parte de uma pesquisa desenvolvida coletivamente durante o Estágio Supervisionado III do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras que investigou as concepções de estudantes do ensino médio sobre o ambiente escolar e a influência do ambiente externo na dinâmica escolar, assim como analisar a intervenção feita por meio de uma regência, buscando contribuir para uma leitura de ambiente mais aprofundada. Para essa pesquisa de cunho qualitativo, foram utilizados os dados de uma das escolas acompanhadas, esses coletados através de observação e de um questionário. Para analisar as respostas dos estudantes, utilizamos a análise de conteúdo, mais especificamente, a categorização de ideias comuns. Após a análise, foi possível perceber que os estudantes possuem uma visão fragmentada e não crítica do ambiente, além de não conseguirem relacionar o impacto do meio externo na escola. Além disso, a intervenção feita por meio da regência buscou contribuir para uma análise mais elaborada e profunda da realidade. Diante dos dados e das reflexões, destacamos a importância de se trabalhar com uma educação ambiental que ultrapasse uma visão simplista e enxergue o ser humano inserido na natureza. Ademais, evidencia-se a importância de os professores serem formados em uma concepção mais crítica de educação e de ambiente para que a mesma seja refletida em suas práticas pedagógicas.

   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Amorim Monteiro

    

Carolina de Souza Oliveira

  

Marina Battistetti Festozo

 

Downloads

Publicado

08-12-2020

Como Citar

Monteiro, J. A., Oliveira, C. de S., & Festozo, M. B. (2020). Educação Ambiental Crítica na escola: um olhar a partir do Estágio Supervisionado. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(7). https://doi.org/10.17271/1980082716720202683

Edição

Seção

Artigo Completo