Análise de uma proposta pedagógica para o ensino de evolução: a narrativa como problematização por meio de uma abordagem CTS

Autores

  • Luciana Marques Farias
  • Richard Lima Rezende
  • Pollyana Cristina Alves Cardoso
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716720202692

Resumo

 

A teoria da evolução dos seres vivos é um dos eixos temáticos mais importantes dentro do currículo da educação básica de Biologia, assim como um dos principais conceitos chave das ciências biológicas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar uma prática para o ensino de evolução, que foi ofertada para professores em formação inicial do curso de Ciências Biológicas da UFLA. Na prática em questão foram utilizadas reportagens e uma narrativa para promover uma discussão sobre questões ambientais. Ao final da aula foi pedido que os participantes avaliassem a prática e para analisar as suas contribuições para o ensino de ciências, a metodologia utilizada foi a Análise de Categoria. A partir das 12 avaliações foi possível construir três categorias: uso de reportagens para iniciar discussões, importância da narrativa para excitar a imaginação e falta de avaliação ao final da atividade e discussão.

    

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Marques Farias
         
  • Richard Lima Rezende
       
  • Pollyana Cristina Alves Cardoso
      
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior
     

Downloads

Publicado

08-12-2020

Edição

Seção

Artigo Completo

Como Citar

Análise de uma proposta pedagógica para o ensino de evolução: a narrativa como problematização por meio de uma abordagem CTS. (2020). Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(7). https://doi.org/10.17271/1980082716720202692

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>