PADRONIZAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA A ANÁLISE CITOGENÉTICA DE UMA LINHAGEM SELECIONADA DE LEBISTE (Poecilia reticulata)

Authors

  • Alex Sandro Victor Leite
  • Camila Dutra de Souza
  • Antonio Fluminhan Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827832012277

Abstract

O lebiste ou “guppy” (Poecilia reticulata) é um peixe ornamental de expressivo valor comercial e elevado número de associações de criadores no Brasil e no mundo. Esta espécie pode também desempenhar o papel de bioindicador da qualidade ambiental, o que revela a sua significativa importância para o meio ambiente. Embora a espécie seja mundialmente conhecida, ainda há uma carência de estudos genéticos básicos. A presente pesquisa visa o desenvolvimento do potencial genético da espécie, através da padronização de metodologias que envolvam a análise das suas características cromossômicas. Para estas investigações, foram empregados exemplares da linhagem Moscow originárias de uma criação comercial com reconhecido destaque a nível nacional. Para a análise citogenética, os melhores resultados foram obtidos com testes dos machos adultos, que apresentam maior facilidade para a observação dos cromossomos. Preparações realizadas com o auxílio de enzimas proteolíticas permitiram a observação de uma elevada freqüência de configurações em metáfases. Preparações citológicas coradas com os corantes: Giemsa a 1%, Carmim-acético 45% e Reagente de Schiff, revelaram o predomínio de cromossomos acrocêntricos. Diversas configurações demonstraram a ocorrência de variações no grau de ploidia em um mesmo animal, indicando que a dimensão corpórea pronunciada dos mesmos está possivelmente associada com a elevação nos seus níveis de ploidia. A intensificação das análises indica uma perspectiva muito promissora para o estudo genético da espécie.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

10-11-2012

How to Cite

Leite, A. S. V., Souza, C. D. de, & Junior, A. F. (2012). PADRONIZAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA A ANÁLISE CITOGENÉTICA DE UMA LINHAGEM SELECIONADA DE LEBISTE (Poecilia reticulata). Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 8(3). https://doi.org/10.17271/19800827832012277

Most read articles by the same author(s)