EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA LEITURA: UMA CONEXÃO NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA

Autores

  • Silvana Heloisa Ferreira Cruz
  • Rosenir de Souza Lira

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827962013299

Resumo

Este artigo aborda a prática da leitura no cotidiano escolar como uma estratégia metodológica na difusão dos conteúdos da educação ambiental. Discute a utilização da leitura na sala de aula em uma perspectiva construtiva que favorece a elaboração do pensamento criativo e critico do aluno, bem como o desenvolvimento de sua autonomia intelectual. Neste sentido, o aluno ao apropriar-se do conhecimento, terá uma visão ampliada do mundo, podendo intervir no processo de transformação social.  O uso da imaginação é essencial na ampliação e na dinâmica do pensamento, pois a imaginação é um instrumento de uso cotidiano, como um mecanismo de elaboração que nos torna mais humano e produtores de comunicação; que nos auxilia a modificar estruturas e criar outras mais em consonância com as novas perspectivas sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

15-11-2016

Edição

Seção

Artigo Completo

Como Citar

CRUZ, Silvana Heloisa Ferreira; LIRA, Rosenir de Souza. EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA LEITURA: UMA CONEXÃO NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 9, n. 6, 2016. DOI: 10.17271/19800827962013299. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/299. Acesso em: 30 dez. 2024.