Aprendizagem Contínua no Nível Individual: um estudo em organizações de desenvolvimento de software
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082719520234094Palavras-chave:
Aprendizagem Contínua, Aprendizagem Individual, Organizações de Desenvolvimento de SoftwareResumo
Este estudo tem como objetivo compreender a ocorrência da aprendizagem contínua no nível individual em Organizações de Desenvolvimento de Software – ODSs de acordo com o framework proposto por Tannenbaum (1997). Os objetivos são entender e descrever as estratégias e ferramentas aplicadas pelos desenvolvedores durante o seu processo de aprendizagem e se as ODSs investigadas oferecem um ambiente de trabalho propício ao aprendizado contínuo no nível individual. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa com 12 Profissionais de Desenvolvimento de Software em quatro ODSs por meio de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos entrevistados estiveram envolvidos no processo de desenvolvimento de software. As análises foram realizadas pelo software de análise de dados qualitativos Weft_QDA, que permitiu a identificação e análise dos discursos relacionados ao conceito teórico deste estudo. Os resultados demonstram que as ODSs oferecem um ambiente propício ao aprendizado contínuo no nível individual, permitindo experiências de aprendizagem significativas, motivando a participação constante nessas experiências e, principalmente, engajando-se em projetos complexos cujos resultados são influenciados pela aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.