Aprendizagem Contínua no Nível Individual: um estudo em organizações de desenvolvimento de software

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082719520234094

Palavras-chave:

Aprendizagem Contínua, Aprendizagem Individual, Organizações de Desenvolvimento de Software

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender a ocorrência da aprendizagem contínua no nível individual em Organizações de Desenvolvimento de Software – ODSs de acordo com o framework proposto por Tannenbaum (1997). Os objetivos são entender e descrever as estratégias e ferramentas aplicadas pelos desenvolvedores durante o seu processo de aprendizagem e se as ODSs investigadas oferecem um ambiente de trabalho propício ao aprendizado contínuo no nível individual. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa com 12 Profissionais de Desenvolvimento de Software em quatro ODSs por meio de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos entrevistados estiveram envolvidos no processo de desenvolvimento de software. As análises foram realizadas pelo software de análise de dados qualitativos Weft_QDA, que permitiu a identificação e análise dos discursos relacionados ao conceito teórico deste estudo. Os resultados demonstram que as ODSs oferecem um ambiente propício ao aprendizado contínuo no nível individual, permitindo experiências de aprendizagem significativas, motivando a participação constante nessas experiências e, principalmente, engajando-se em projetos complexos cujos resultados são influenciados pela aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Letícia Rodrigues da Fonseca, Centro Universitário Vale do Rio Verde

    Graduada em Ciência da Computação e Administração. Especialista em Gestão de Tecnologias da Informação. Mestra e Doutora em Administração. Pós-doutorando em Administração. Professora do Curso de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos e do Curso de Mestrado Profissional Gestão, Planejamento e Ensino, ambos oferecidos pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). Áreas de Pesquisa: aprendizagem organizacional; gestão do conhecimento; melhoria do processo de software; gestão de projetos; gestão de tecnologias da informação; desenvolvimento sustentável; estratégias em organizações sustentáveis; gestão empreendedora do ensino; práticas de ensino inovadoras.

  • Marcelo Ribeiro Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    Doutor com distinção em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/SP), Linha de Pesquisa: Gestão Humana e Social nas Organizações - Tema: Aprendizagem nas organizações: uma análise de grupos multifuncionais de empresas do ramo automotivo Mestre em Administração pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) - Área de Concentração: Gestão da Produtividade e Desenvolvimento Organizacional - Linha de Pesquisa: Marketing e Estratégias Organizacionais; Especialização em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios; Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Cenecista de Varginha (FACECA). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), nas disciplinas e Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas I e II. .

  • Sheldon William Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área de concentração em Estratégia de Negócios Globais e Finanças Corporativas. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista. Coordenador Adjunto do curso de Pós-graduação em Gestão do IFMG. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Temas de interesse: eficiência de organizações públicas e privadas, empreendedorismo, comércio exterior, relações internacionais, aprendizagem organizacional e metodologias inovadoras de ensino.

  • Guilherme Marques Pereira, Faculdade Cenecista de Varginha

    Graduado em Ciências Contábeis e Administração pela Faculdade Cenecista de Varginha. Pós Graduado em Gerência de Empresas e Mestre em Administração. Doutor em Ciências da Linguagem pela UNIVÁS (Universidade Vale do Sapucaí) em Pouso Alegre/MG. Atualmente atua como professor nos cursos de Graduação e Pós Graduação na Faculdade Cenecista de Varginha. Integrante do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado do Curso de Administração na Faculdade Cenecista de Varginha. Professor em cursos de Pós Graduação nas seguintes Instituições: Universidade Vale do Sapucai - UNIVÁS, IPECONT (Varginha), FAI (Faculdade de Administração e Informática de Santa Rita do Sapucaí). Atuei como Professor do curso de Mestrado Profissional em gestão, planejamento e Ensino na Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR. Empresário no ramo de Agronegócio, com a produção de café arábica.

Publicado

27-12-2023

Como Citar

RODRIGUES DA FONSECA, Letícia; RIBEIRO SILVA, Marcelo; WILLIAM SILVA, Sheldon; MARQUES PEREIRA, Guilherme. Aprendizagem Contínua no Nível Individual: um estudo em organizações de desenvolvimento de software. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 19, n. 5, 2023. DOI: 10.17271/1980082719520234094. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/4094. Acesso em: 3 nov. 2024.