Template_CLM_10LM1 Micronúcleos e anomalias nucleares em peixes como biomarcadores de citotoxicidade e genotoxicidade da radiação gama, cromo 51, em ambiente aquático

Efeitos tóxicos da radiação gama em peixes, como biomarcadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082719520234183

Resumo

Contexto: Acidentes ou desastres nucleares podem contaminar corpos d'água e métodos de monitoramento ambiental são necessários para avaliar baixos níveis de radiação. Objetivo: Avaliar a genotoxicidade em peixes, Oreochromis niloticus, tilápia do Nilo, sob exposição ao crômio radioativo (51Cr), como fonte de radiação gama, utilizando o teste de micronúcleos e outras anormalidades nucleares. Metodologia: Tilápias adultas foram submetidas à dose de radiação gama de 20 Gy/dia, através da incorporação na dieta de óxido de crômio radioativo, 51Cr2O3, e administrado durante os sete dias do período experimental, totalizando aproximadamente 140 Gy. Durante esse período amostras de sangue periférico foram coletadas [dias 0 (controle), 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7] e analisadas pelo ensaio do micronúcleo e outras anormalidades nucleares eritrocitárias. Resultados: A exposição subcrônica ao 51Cr causou um aumento dependente do tempo (p<0,05) nas anormalidades nucleares, micronúcleos, núcleo deformado, broto nuclear, ponte nuclear, células binucleadas e células apoptóticas. Além disso, os resultados revelaram uma forte correlação entre a frequência de micronúcleos e das outras anormalidades nucleares. Contribuições teórico-metodológicas: A tilápia do Nilo demonstrou poder ser um organismo vivo capaz de ser utilizado para o biomonitoramento na contaminação por baixa radiação gama em ambiente de água doce, decorrente da contaminação. Contribuições sociais e ambientais: Os resultados sugerem que a análise morfológica e a frequência de micronúcleos em hemácias periféricas de tilápia do Nilo podem ser consideradas parâmetros confiáveis na avaliação biomarcadores citogenéticos em alimentos e ambientes aquáticos contaminados com agente radioativo, 51Cr, emissor de radiação gama.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Waldemar de Oliveira, Departamento de Ciências Funcionais da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente, Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Doutorado - Fisiopatologia e Saúde Animal (UNOESTE), desenvolvendo a dissertação: O EFEITO DA EGCG EM CAMUNDONGOS TRANSGÊNICOS COM SÍNDROME DE DOWN, TS65dn, UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE. Sou graduado em Ciências Biológicas, modalidade licenciatura e bacharelado, pela UEL-PR - Universidade Estadual de Londrina (1992) e mestre em Morfologia (BIOLOGIA TECIDUAL-HISTOLOGIA) pela UNIFESP-EPM-SP - Universidade Federal de São Paulo (1998). Atualmente sou professor da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE - PRESIDENTE PRUDENTE - SP) onde atuo como docente na disciplina de HISTOLOGIA (BIOLOGIA TECIDUAL) e EMBRIOLOGIA no curso de MEDICINA. Tenho experiência na área de MORFOLOGIA, com ênfase em BIOLOGIA TECIDUAL (HISTOLOGIA), BIOLOGIA CELULAR (CITOLOGIA), EMBRIOLOGIA, FISIOLOGIA e GENÉTICA.

Thiago Tomio Takabatake, Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade do Oeste Paulista (2011), Especialização em Produção Intensiva em Bovinocultura de Corte pela Universidade do Oeste Paulista (2015) e mestrado em Ciência Animal pela Universidade do Oeste Paulista (2017). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal.

Paula Marioto Perez, Departamento de Ciências Funcionais, Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste Paulista (2014). Tem Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (Fisiopatologia e Saúde Animal) pela Universidade do Oeste Paulista (2017). Pós-Graduação em Análises Clínicas (2019) e Ciências Forenses e Perícia Criminal (2021) pela Faculdade Unyleya.

Ana Cristina Messas

Possui graduação em Faculdade de Farmácia e Bioquímica pela Universidade do Oeste Paulista (1990) e mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste Paulista (2000). Mestrado na Faculdade de Ciencias Farmacêuticas da Universidade de São Paulo - USP (2007). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em DNA, atuando principalmente nos seguintes temas: citogenética, culturas de linfócitos humanos, pesquisa de micronúcleos, aberrações cromossômicas numéricas e estruturais e hematologia.

Gabriel Zanuto Sakita, Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP)

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2009), Mestrado em Ciência Animal pela Universidade do Oeste Paulista (2014) e Doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura - Universidade de São Paulo (2018).

Adibe Luiz Abdalla, Centro de Energia na Agricultura, CENA/USP, Piracicaba, São Paulo

Professor Associado da Universidade de São Paulo, Coordenador de projetos de pesquisa da Agência Internacional de Energia Atômica, pesquisador da FAPESP, CNPq e CAPES. As atividades incluem orientação no programa de pós-graduação do CENA/USP e supervisão de pós-doutorado na Universidade de São Paulo. A pesquisa se concentra no uso de energia nuclear e nas interações com o meio ambiente.

Hermann Bremer-Neto, Departamento de Ciências Funcionais da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente, Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Bolsista de Organização Pan-americana de Saúde (OPAS)/Organização Mundial de Saúde (OMS). Graduado em Medicina Veterinária (1987), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS (1987). Mestre em Zootecnia pela UNESP - Botucatu / SP (1999). Doutor em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA / USP, Piracicaba / SP (2004). Atualmente é Professor junto à Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), campus de Presidente Prudente. Orientador junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência Animal. Chefe do Departamento de Ciências Funcionais e desenvolve pesquisas na área de Revisão sistemática com ou sem Meta-análise para avaliação de intervenções em estudos Clínicos e com modelos Pré-clínicos. Membro do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Faculdade de Medicina/FAMEPP/UNOESTE.

Publicado

27-12-2023

Como Citar

Oliveira, L. W. de, Takabatake, T. T., Perez, P. M., Messas, A. C., Sakita, G. Z., Abdalla, A. L., & Bremer-Neto, H. (2023). Template_CLM_10LM1 Micronúcleos e anomalias nucleares em peixes como biomarcadores de citotoxicidade e genotoxicidade da radiação gama, cromo 51, em ambiente aquático: Efeitos tóxicos da radiação gama em peixes, como biomarcadores. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 19(5). https://doi.org/10.17271/1980082719520234183