Aspectos de formação sustentável nos cursos de engenharia: uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082720220244201

Palavras-chave:

Industria da Construção, Engenharia Civil, Desenvolvimento sustentável

Resumo

Na busca por crescimento e desenvolvimento o ser humano acaba ameaçando a própria existência, tornando urgente uma educação voltada para a sustentabilidade. Como a indústria da construção é uma das maiores do mundo, responsável pelo consumo de grande quantidade de matéria prima e numerosa mão de obra, um olhar mais criterioso sobre a formação dos profissionais desse setor se faz necessário, para que as demandas atuais e futuras da sociedade sejam atendidas de forma sustentável. O objetivo deste artigo consiste em apresentar aspectos fundamentais na formação dos engenheiros civis, considerando o desenvolvimento sustentável e a necessidade de modernizar a indústria da construção. A metodologia utilizada consistiu na Revisão Sistemática da Literatura (RSL) por meio das bases de dados Engineering Village, Scopus e Web of Science. Este estudo se mostra relevante ao destacar não só a formação técnica necessária para acompanhar as transformações tecnológicas decorrentes da atual revolução industrial, mas também a importância da formação profissional-cidadã que visa a construção de um mundo mais justo. Os resultados consistiram na identificação das habilidades e tecnologias que ajudam na formação dos engenheiros civis, estratégias educacionais exitosas utilizadas nas escolas de engenharia, formas de incorporar os conceitos de sustentabilidade no ensino e o perfil de professor para preparar esse engenheiro. As informações obtidas se mostram significativas para as Instituições de Ensino Superior (IES), pois o tema se mostra atual e necessário para que se tenha um mundo com mais equidade, socialmente inclusivo, economicamente justo e ambientalmente sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Lúcia Miranda Costa, Professora Doutora, UPE, Brasil

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-FACHO. Doutorado em Psicodidática pela Universidad del País Vasco / Espanha. Coordena o Núcleo de Apoio Psicopedagógico Inclusivo - NAPSI da Escola Politécnica de Pernambuco, da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação de professor e produção didática. Discute principalmente os temas: didática, aprendizagem e avaliação.

Publicado

26-06-2024

Como Citar

Lima, M. C. A. de, Rabbani, E. R. K., Costa, A. L. M., Silva Junior, M. A. B. da, Silva, A. K. B. da, & Ferreira, H. S. (2024). Aspectos de formação sustentável nos cursos de engenharia: uma revisão da literatura. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 20(2). https://doi.org/10.17271/1980082720220244201