Aspectos de formação sustentável nos cursos de engenharia: uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082720220244201

Palavras-chave:

Industria da Construção, Engenharia Civil, Desenvolvimento sustentável

Resumo

Na busca por crescimento e desenvolvimento o ser humano acaba ameaçando a própria existência, tornando urgente uma educação voltada para a sustentabilidade. Como a indústria da construção é uma das maiores do mundo, responsável pelo consumo de grande quantidade de matéria prima e numerosa mão de obra, um olhar mais criterioso sobre a formação dos profissionais desse setor se faz necessário, para que as demandas atuais e futuras da sociedade sejam atendidas de forma sustentável. O objetivo deste artigo consiste em apresentar aspectos fundamentais na formação dos engenheiros civis, considerando o desenvolvimento sustentável e a necessidade de modernizar a indústria da construção. A metodologia utilizada consistiu na Revisão Sistemática da Literatura (RSL) por meio das bases de dados Engineering Village, Scopus e Web of Science. Este estudo se mostra relevante ao destacar não só a formação técnica necessária para acompanhar as transformações tecnológicas decorrentes da atual revolução industrial, mas também a importância da formação profissional-cidadã que visa a construção de um mundo mais justo. Os resultados consistiram na identificação das habilidades e tecnologias que ajudam na formação dos engenheiros civis, estratégias educacionais exitosas utilizadas nas escolas de engenharia, formas de incorporar os conceitos de sustentabilidade no ensino e o perfil de professor para preparar esse engenheiro. As informações obtidas se mostram significativas para as Instituições de Ensino Superior (IES), pois o tema se mostra atual e necessário para que se tenha um mundo com mais equidade, socialmente inclusivo, economicamente justo e ambientalmente sustentável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anna Lúcia Miranda Costa, Professora Doutora, UPE, Brasil

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-FACHO. Doutorado em Psicodidática pela Universidad del País Vasco / Espanha. Coordena o Núcleo de Apoio Psicopedagógico Inclusivo - NAPSI da Escola Politécnica de Pernambuco, da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação de professor e produção didática. Discute principalmente os temas: didática, aprendizagem e avaliação.

Publicado

26-06-2024

Como Citar

LIMA, Maria Cristina Alves de; RABBANI, Emilia Rahnemay Kohlman; COSTA, Anna Lúcia Miranda; SILVA JUNIOR, Marcos Antonio Barbosa da; SILVA, Ana Karla Batista da; FERREIRA, Helaine Sivini. Aspectos de formação sustentável nos cursos de engenharia: uma revisão da literatura. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 20, n. 2, 2024. DOI: 10.17271/1980082720220244201. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/4201. Acesso em: 4 nov. 2024.