Índice de qualidade ambiental urbana aplicado nas microbacias Popuca-Botinhas e pedrinhas no município de Guarulhos – SP
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720220244221Palavras-chave:
IQAU, Qualidade Ambiental, Indicador AmbientalResumo
O conceito de qualidade de vida urbana está relacionado com as condições ideais do espaço habitável no âmbito do conforto. O diagnóstico quantitativo e qualitativo do espaço urbano, com o objetivo de alcançar a equidade nas condições de habitação dos indivíduos na urbe, é garantido pela Constituição Brasileira. Assim, a aplicação de indicadores ambientais se mostra um importante e eficiente ferramenta para compreensão do ambiente das cidades, podendo ser utilizados em formulação de políticas públicas e tomadas de decisões pelos governantes. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo utilizar o Índice de Qualidade Ambiental Urbana – IQAU para avaliar a qualidade ambiental da região das microbacias Popuca-Botinhas e Pedrinhas, do Munícipio de Guarulhos, SP. O IQAU foi desenvolvido através do cruzamento dos indicadores Esgotamento Sanitário, Origem do Abastecimento de Água, Coleta de Lixo, e Condições do Entorno. Cada indicador resultou num mapa temático georreferenciado passível de interpretação acerca do seu comportamento, os quais foram integrados para compor o mapa temático das microbacias estudadas. Bairros de Guarulhos como Jardim Nova Cumbica, Jardim Arapongas e Jardim Vermelhão apresentaram baixo IQAU, mostrando necessidades de melhoria emergenciais por parte do poder público.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.