Manejo agroecológico e sustentável de hortas escolares

Autores

  • Alessandra Russi Doutoranda, UCS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082720120244798

Palavras-chave:

Agroecologia, Educação Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

Hortas escolares são um ambiente para aprendizagem de diversas temáticas como o cultivo agroecológico em contraposição à agricultura tradicional. Nessa perspectiva, diferentes ferramentas podem auxiliar no controle de pragas e doenças, minimizando danos nos cultivos e fornecendo alternativas ao uso de agroquímicos. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre diferentes estratégias para o manejo agroecológico de hortaliças em trabalhos que descrevessem práticas adotadas em hortas escolares, a fim de propor formas alternativas para o controle de artrópodes-praga e micro-organismos fitopatogênicos. A metodologia consistiu em uma revisão da literatura em materiais educativos e publicações científicas sobre o manejo ecológico e sustentável de hortas, bem como na elaboração de quadros para fins de análise e comparação. Os resultados demonstraram que existem muitas técnicas e recomendações destinadas à supressão de pragas e doenças com resultados promissores e que algumas dessas estratégias já vêm sendo adotadas em hortas escolares. Assim, a implementação de diferentes ferramentas agroecológicas pode contribuir para melhorar a quantidade e a qualidade das hortaliças produzidas em hortas escolares e, ao mesmo tempo, promover a conscientização ambiental e a valorização de conhecimentos tradicionais envolvidos na manutenção dessas hortas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

21-01-2024

Como Citar

Russi, A. (2024). Manejo agroecológico e sustentável de hortas escolares. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 20(1). https://doi.org/10.17271/1980082720120244798