Compras sustentáveis: Benefícios e Obstáculos em uma Instituição de Ensino Superior Comunitária

Autores

  • Denise Helena Lombardo Ferreira Professora Doutora, PUC-Campinas, Brasil
  • Cibele Roberta Sugahara Professora Doutora, PUC-Campinas, Brasil
  • Antonio Aparecido Jacob Mestre em Sustentabilidade, PUC-Campinas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082720320245022

Palavras-chave:

Compras Sustentáveis, Instituição de Ensino Superior, Desenvolvimento Sustentável

Resumo

A prática de compras sustentáveis é relevante para o atendimento das dimensões ambiental, econômica e social. No entanto, essa prática ocorre com frequência em empresas públicas, decorrente das exigências legais da Lei de Licitação Pública. Já as Instituições de Ensino Superior Privadas não fazem parte dessa exigência. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é identificar os benefícios e os obstáculos da adoção de práticas de compras sustentáveis em uma Instituição de Ensino Superior Privada Comunitária. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como exploratória e o procedimento técnico para a coleta de dados é o documental. Como resultado, discorre-se sobre a possibilidade de adoção das principais práticas de compras sustentáveis, apresentando os obstáculos e os benefícios de compras sustentáveis em uma IES, com vistas ao atendimento das dimensões social, econômica e ambiental, com a finalidade de verificar possibilidades de implementação dessas práticas. Nas considerações finais, argumenta-se sobre as vantagens da adoção das compras sustentáveis pelas IES e destaca-se a relevância de assumir uma postura de propagação das iniciativas que promovam padrões de consumo mais sustentáveis, visto que as universidades desempenham um papel fundamental na formação social e profissional dos indivíduos.

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Publicado

29-06-2024

Como Citar

Ferreira, D. H. L., Sugahara, C. R., & Jacob, A. A. (2024). Compras sustentáveis: Benefícios e Obstáculos em uma Instituição de Ensino Superior Comunitária. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 20(3). https://doi.org/10.17271/1980082720320245022

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