Diversificação da cadeia produtiva de ovos e as oportunidades para os produtores expandirem seus negócios
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720520245270Palavras-chave:
Dinâmica da Concorrência Mercados Segmentados, Produção Sustentável, Produção Vertical, Sistema AgroindustrialResumo
A indústria de ovos é parte essencial da economia brasileira, uma vez que fornece uma importante fonte de proteína para a população. Além disso, esse é um setor responsável pela vasta geração de empregos e renda para grande parte da população. Entretanto, apesar de sua importância, a indústria de ovos no Brasil enfrenta vários desafios, em diferentes aspectos. Pensando na rapidez em que a produção de galinhas poedeiras vem progredindo, bem como a crescente demanda por proteína de alta qualidade, o setor deve continuar evoluindo para atender às novas demandas e desafios do mercado. Para isso, uma forma de garantir sua sustentabilidade e competitividade é por meio da diversificação da cadeia produtiva de ovos, principalmente a nível de mercado, negócio e produção. Desse modo, este trabalho objetiva analisar a diversificação da cadeia produtiva de ovos no Brasil com foco ao alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, em 2015. Para tal, foi utilizada uma metodologia de revisão de literatura, abrangendo artigos de periódicos revisados por pares, relatórios governamentais e trabalhos relevantes publicados. Apesar dos poucos estudos publicados em relação ao tema, analisando de forma integrada, pode-se notar que técnicas de diversificação tem se tornado boa opção para alavancar o mercado que visa a comercialização de ovos, uma vez que os consumidores estão cada vez mais exigentes e preocupados com a qualidade, saúde e impacto ao meio ambiente dos produtos e alimentos.
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