Como os consumidores brasileiros tomam a decisão de compra de um produto PLANT-BASED MEAT?
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720520245271Palavras-chave:
Plant-based meat alternatives, PBMA, Fatores de tomada de decisão.Resumo
O consumo de produtos animais tem efeitos negativos significativos sobre o ambiente e sobre a saúde humana. Em decorrência disso, faz-se necessária uma redução no consumo de carne. A transição para a carne de origem vegetal, plant based meat alternatives (PBMA), é uma das soluções potenciais para as questões ambientais e de saúde, que pode assegurar o consumo e a produção sustentáveis (ODS 12). O presente estudo identificou e analisou os fatores de motivação para redução ou eliminação da proteína animal da dieta dos consumidores, bem como os fatores de decisão de consumo dos produtos PBMA por meio de questionário semiaberto e entrevistas semiestruturadas. Atualmente, os consumidores podem optar por marcas exclusivamente plant-based ou marcas de linhas à base de plantas da indústria tradicional de proteína animal. Prevê-se que o mercado PBMA cresça nos próximos anos com o aumento da consciência, familiaridade e conhecimento do público-alvo deste estudo, que engloba flexitarianos, vegetarianos, ovolactovegetarianos e veganos. As empresas devem se concentrar nos fatores que têm guiado a tomada de decisão dos consumidores brasileiros no consumo de PBMA se quiserem conquistar o mercado alvo. Esses fatores envolvem principalmente o preço, a saudabilidade, os aspectos sensoriais e o ultraprocessamento.
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