O PROJETO LAST MINUTE MARKET E SUA APLICABILIDADE PARA EXCELÊNCIA NOS INDICADORES DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Autores

  • Geraldo Jose Ferraresi de Araujo
  • Cesar Machado Carvalho
  • Vanessa de Castro

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827952013567

Resumo

RESUMO: As perdas nas atividades supermercadistas no Brasil chegaram, no ano de 2003, a R$ 1,8 bilhão de reais. Este fato, aliado à vulnerabilidade de parte da população brasileira no que tange à segurança alimentar fez crescer a exigência dos stakeholders para que as empresas atinjam excelência nos indicadores de sustentabilidade. Isto posto, essas empresas têm realizado parcerias com bancos de alimentos e colheitas urbanas com o intuito de diminuir as perdas incorridas em suas atividades operacionais e aumentar o nível de segurança alimentar nas comunidades onde atuam. Porém esses projetos não contemplam todos os indicadores da sustentabilidade, não contribuindo para a edificação e consolidação de vantagem competitiva nas empresas. O projeto Last Minute Market - spin off da Universidade de Bologna - vem ao encontro das necessidades das empresas no sentido de diminuir as perdas nas atividades operacionais e fazer com que elas atinjam bons resultados nos indicadores de sustentabilidade. Por ser também uma inovação, o objetivo deste artigo é dissertar sobre o LMM, suas vantagens, e apontar os fatores político-legais, econômicos, socioculturais e tecnológicos brasileiros mais sensíveis à aplicação deste projeto no país. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica na internet no período de 01/08/2009 até 30/10/2009, com enfoque em sustentabilidade empresarial, varejo supermercadista, LMM, colheita urbana e banco de alimentos. O LMM, portanto, maximiza o ganho sustentável dos stakeholders; aperfeiçoa e amplia o reaproveitamento de produtos não comercializáveis; é excelência nas competências higiênico-sanitárias, fiscais, logísticas, comunicativas, monitoramento, e, além disso, permite uma avaliação dos dados. Porém, para sua aplicação no Brasil, faz-se necessário observar fatores elencados na analise PEST.

 

Palavras Chave: Varejo. Sustentabilidade Empresarial. Last Minute Market.

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Publicado

10-11-2013

Como Citar

Ferraresi de Araujo, G. J., Machado Carvalho, C., & de Castro, V. (2013). O PROJETO LAST MINUTE MARKET E SUA APLICABILIDADE PARA EXCELÊNCIA NOS INDICADORES DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 9(5). https://doi.org/10.17271/19800827952013567