Desafios do Transporte Público no contexto do Corredor Metropolitano Noroeste de Campinas/SP

Autores

  • Denise Helena Lombardo Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Campinas image/svg+xml
  • Rodrigo Maia Santos Pontifícia Universidade Católica de Campinas image/svg+xml
  • Cibele Roberta Sugahara Pontifícia Universidade Católica de Campinas image/svg+xml
  • Diego de Melo Conti Pontifícia Universidade Católica de Campinas image/svg+xml
  • Cristiano Capellani Quaresma Universidade Nove de Julho image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082721120255777

Palavras-chave:

Transporte sustentável, Políticas públicas, Acessibilidade, Mobilidade urbana

Resumo

Objetivo - Analisar a efetividade do Corredor Metropolitano Noroeste de Campinas/SP como política pública destinada a contribuir para a resolução dos problemas de mobilidade urbana na Região Metropolitana de Campinas, bem como seu alinhamento em relação ao Desenvolvimento Sustentável, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, meta 11.2.

Metodologia - Exploratória com abordagem qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos a pesquisa é documental com estratégia de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas junto aos gestores das instituições públicas de municípios atendidos pelo Corredor Metropolitano Noroeste de Campinas/SP. Para a análise das entrevistas foi adotada a técnica de Análise de Conteúdo.

Originalidade/relevância - O conhecimento produzido por este estudo pode contribuir como subsídio para estratégias e ações voltadas à acessibilidade e mobilidade urbana da população da Região Metropolitana Noroeste de Campinas.

Resultados - Foi possível identificar que a integração entre os serviços de transporte público coletivo intermunicipal e municipal torna-se imprescindível para que o Corredor Metropolitano Noroeste de Campinas/SP alcance o pleno funcionamento, entretanto, a integração enfrenta desafios considerando a dificuldade de alinhamento entre as ações previstas pelo governo do estado de São Paulo e os municípios que compõem o Corredor Metropolitano Noroeste de Campinas/SP.

Contribuições teóricas/metodológicas - Dentre as contribuições teóricas do trabalho se destaca a discussão a partir da literatura científica sobre a mobilidade e a acessibilidade dos usuários do transporte público dos municípios que compõem o Corredor Metropolitano Noroeste de Campinas/SP (CMNC). Uma contribuição metodológica possibilitada pela pesquisa de campo foi o envolvimento a partir de entrevistas com representantes da EMTU e das Prefeituras dos municípios atendidos pelo CMNC, cujos dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo.

Contribuições sociais e ambientais - Os problemas de mobilidade urbana têm se agravado nos últimos anos devido ao intenso crescimento populacional e aos novos hábitos dos indivíduos. A mobilidade urbana e a acessibilidade fazem parte do rol de políticas públicas com a finalidade de garantir o bem-estar da população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

15-08-2025

Como Citar

FERREIRA, Denise Helena Lombardo; SANTOS, Rodrigo Maia; SUGAHARA, Cibele Roberta; CONTI, Diego de Melo; QUARESMA, Cristiano Capellani. Desafios do Transporte Público no contexto do Corredor Metropolitano Noroeste de Campinas/SP. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 21, n. 1, 2025. DOI: 10.17271/1980082721120255777. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/5777. Acesso em: 11 dez. 2025.