Tendências na disposição dos resíduos da construção civil
caminhos atuais e estratégias emergentes
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082721220225889Palavras-chave:
Deslizamentos, Melhoramento de solos, RCCResumo
Objetivo – O estudo tem como objetivo analisar os resultados de pesquisas que investigam o uso de Resíduos de Construção Civil (RCC) como subsídio para o melhoramento de solos em áreas de risco a deslizamentos, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL).
Metodologia – Trata-se de uma pesquisa aplicada, conduzida por meio de uma RSL sem delimitação temporal, empregando como termos de busca: resíduos de construção e demolição, resíduos de construção civil, melhoramento de solo e deslizamentos. As fases metodológicas envolveram seleção e busca em bases de dados, extração das informações, além de análises descritiva e bibliométrica.
Originalidade/relevância – A pesquisa se insere no gap teórico relacionado a sistemização de evidências científicas sobre o potencial geotécnico do RCC, evidenciando uma lacuna de pesquisas consolidadas acerca de sua aplicação em áreas de risco a movimento de massa, ao mesmo tempo em que destaca sua importância para a sustentabilidade urbana.
Resultados – São reveladas tendências de pesquisa, frequência de publicações e abordagens metodológicas utilizadas, confirmando o potencial do RCC como material alternativo para o melhoramento das propriedades do solo.
Contribuições teóricas/metodológicas – O estudo fortalece a compreensão sobre o emprego de resíduos de construção como solução geotécnica, bem como aponta caminhos para futuras investigações baseadas em técnicas mais robustas de análise experimental e aplicação em campo.
Contribuições sociais e ambientais – A pesquisa reforça que o uso do RCC apresenta-se como alternativa economicamente viável e ambientalmente sustentável, ao promover a destinação adequada dos resíduos e reduzir a pressão sobre recursos naturais, além de contribuir para a mitigação de riscos associados a deslizamentos em áreas urbanas vulneráveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.








