A INFLUÊNCIA DO PROBLEMA DE PRECARIZAÇÃO NO TRABALHO NA RELAÇÃO ENTRE O GRUPO DE APOIADORES E O MODELO DE GESTÃO DE UMA COOPERATIVA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Autores

  • Wilson Roberto Lussari
  • Antônio Cezar Leal
  • Edilene Mayumi Murashita Takenaka

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827942013620

Resumo

RESUMO: Ao buscarmos uma compreensão sobre o rumo que uma organização cooperativa adota, perseguimos uma identificação de como ela é orquestrada e por quem ela é orquestrada. A fim de contextualizar tal organização abordamos alguns pontos pertinentes: sociedade, exclusão, lixo e precarização do trabalho. O presente trabalho procura evidenciar a influência da precarização do trabalho no contexto da relação entre um grupo de apoiadores junto a uma cooperativa de trabalhadores em materiais recicláveis nas dimensões política, assistencial, educacional, cultural e econômica. Para tanto, o presente trabalho considerou a necessidade dos pesquisadores envolvidos em buscar uma compreensão particular do tema estudado fazendo uso da abordagem qualitativa e também na observação participante, tendo obras de diversos autores como referencial bibliográfico que permitiram o contato com questões existentes e explorar novos conhecimentos sobre o assunto tratado.

 

Palavras–chave: Educação Ambiental. Precarização. Trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

10-11-2013

Como Citar

ROBERTO LUSSARI, Wilson; CEZAR LEAL, Antônio; MAYUMI MURASHITA TAKENAKA, Edilene. A INFLUÊNCIA DO PROBLEMA DE PRECARIZAÇÃO NO TRABALHO NA RELAÇÃO ENTRE O GRUPO DE APOIADORES E O MODELO DE GESTÃO DE UMA COOPERATIVA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 9, n. 4, 2013. DOI: 10.17271/19800827942013620. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/620. Acesso em: 12 nov. 2024.