EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENTORNO DA RESERVA BIOLÓGICA DE PEDRA TALHADA

Autores

  • José Rodrigo de Araújo Guimarães
  • Anita Studer
  • Cauê Trivellato

DOI:

https://doi.org/10.17271/198008271062014810

Palavras-chave:

Educação, Meio ambiente, Preservação

Resumo

Poderá A Reserva Biológica de Pedra Talhada, situada nos municípios de Quebrangulo no estado de Alagoas e Lagoa do Ouro no estado de Pernambuco, é uma área de mata atlântica de extrema importância para a região devido a sua rica biodiversidade biológica e a presença de nascentes que abastecem alguns municípios, no entanto vem sofrendo interferência antrópica negativa. Com objetivo de expandir o conhecimento e sensibilizar a rede pública de ensino e as populações dos municípios do entorno sobre a conservação desta área, o presente trabalho apresenta o resultado de um projeto de educação ambiental que se desenvolveu baseado na metodologia da pesquisa-ação nos municípios de Quebrangulo/AL e Correntes/PE. Neste sentido, o projeto resultou na participação ativa de 7.958 estudantes da rede pública de ensino, professores e aproximadamente 520 pessoas da sociedade civil, através de associações, sindicatos, pastorais, e outros atores locais. Os resultados mostram que, com o desenvolvimento do projeto e partilha do conhecimento científico associado ao conhecimento tradicional, a comunidade estudantil realizou discussões sobre a importância desta reserva e como preservá-la para a manutenção da biodiversidade, trazendo benefícios na diversidade de saberes com a implementação do ensino e da formação na cidadania sócio ambiental das comunidades do entorno.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Meio ambiente. Preservação.

 

ENVIROMENTAL EDUCATIÓN ARROUND BIOLOGICAL RESERVE AT PEDRA TALHADA

ABSTRACT

The Biological Reserve of PedraTalhada, located in the Quebrangulo municipality at Alagoas (AL) state and Lagoa do Ouro at Pernambuco (PE) state, is an area of Atlantic forest that has a furthest importance to this region due its rich biological diversity and the presence of water source that supply some municipalities, however, has been suffered negative human interference. Aiming to expand the knowledge and to sensitize the peoples from municipalities about the conservation of this area, this paper presents the results of an environmental education project that was developed based on the methodology of research-action in the municipalities of Quebrangulo/AL and Chains/PE. In this sense, the project has resulted in the active participation of 7.958 students from public schools, teachers and approximately 520 people from civil society, through associations, unions, pastoral and other local actors. The results has been showed that with the project development and sharing of scientific knowledge related to traditional knowledge, the student community held discussions on the importance of this reserve and how to preserve it for the maintenance of biodiversity, bringing benefits in the diversity of knowledge with the implementation education and training in citizenship social-environmental of surrounding communities.

KEY-WORDS:Education. Environment. Preservation.


EDUCACIÓN AMBIENTAL EN LOS AREDORES DE LA RESERVA BIOLÓGICA DE PEDRA TALHADA

 

RESUMEN

La reserva biológica de Pedra Talhada es localizada enlosmunicipios de Quebrangulo enlaprovincia de Alagoas y Lagoa do Ouro enlaprovincia de Pernambuco. Es una área de mata atlánticamuy importante para laregión, debido a sugrandiversidad biológica y laexistencia de manantiales que abastecen a variosmunicipios. Debido a lagraninterferencia negativa de lasactividadesdelhombre, sudiversidad está amenazada. Conel objetivo de ampliar elconocimiento y poder llamarlaatención de lared pública de enseñanza y de laspoblaciones de losmunicipios que laconforman, principalmente enlo que se refiere a laconservación y preservación de esta área. El presente trabajotuvo como objetivo principal formular y desarrollarunproyecto de educación ambiental utilizando lametodología de Pesquisa-Acciónenlosmunicipios de Quebrangulo/AL y Correntes/PE. Elproyecto conto conlaparticipación de 7958 estudiantes de lared de escuelas públicas locales, y con aproximadamente 520 personas de lasociedad civil, a través de asociaciones, sindicatos y otros atores socialeslocales. Los resultados obtenidosdemuestranque eldesarrollodelproyecto y el cambio de conocimiento científico y tradicional conlas personas, fuemuy importante para que ellosentiendanlanecesidad de preservar y conservar labiodiversidad biológica. Así como losbeneficiosenladiversidad cultural, o sea, ladiversidad de conocimiento, que es posibleconlaimplementación de enseñanza y formaciónsociales y ambientalesenlas comunidades del entorno.

PALABRAS-CLAVE:Educación. Medio ambiente. Preservación.

 

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Publicado

2014-11-10

Como Citar

Rodrigo de Araújo Guimarães, J., Studer, A., & Trivellato, C. (2014). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENTORNO DA RESERVA BIOLÓGICA DE PEDRA TALHADA. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 10(6). https://doi.org/10.17271/198008271062014810