ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS AMBIENTAIS DOS MUNICÍPIOS DE ADAMANTINA E DRACENA - SP.

Autores

  • Cristina Toyoko Hashimoto
  • Angélica Góis Morales

DOI:

https://doi.org/10.17271/198008271062014816

Palavras-chave:

Educação ambiental, Meio Ambiente, Órgãos Públicos

Resumo

temática ambiental nos municípios de Adamantina e Dracena - SP, localizados na bacia hidrográfica Peixe-Aguapeí, no extremo oeste paulista, identificar a presença ou ausência de programas, projetos e/ou práticas de educação ambiental que estão sendo desenvolvidos pelos órgãos públicos estudados, e verificar a concepção de educação ambiental e de meio ambiente dos órgãos públicos estudados diante da presença de programas, projetos e/ou práticas de educação ambiental. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória com o auxílio da pesquisa de campo nos municípios em estudo. Por meio de um questionário semiestruturado para os órgãos públicos, foi possível verificar que os mesmos desenvolvem atividades relacionadas a temática ambiental, contudo a educação  ambiental ainda se reflete em ações pontuais.

PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental. Meio Ambiente. Órgãos Públicos.

 

THE DIMENSION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN PUBLIC AGENCIES IN THE  CITY OF ADAMANTINA AND DRACENA - SP


ABSTRACT

The present study aimed to map the public agencies that are related to environmental issues in the city of Adamantina and Dracena - SP, located in Peixe-Aguapeí watershed, in the extreme west of São Paulo State,  identify the presence or absence of programs, projects and/or practices of environmental education that  are being developed by the studies public agencies, and verifying of the conception of environmental  education and environment assumed by public agencies studied with the presence of programs,  projects and / or environmental education practices. For this, we carried out a qualitative research with exploratory approach end the aid of field research in the cities under study. Through a semi-structured questionnaire for public agencies, we found that they develop activities related to environmental issues, but environmental education is still reflected in specific actions.

KEY-WORDS: Environmental Education. Environment. public agencies.


ANÁLISIS DE LA EDUCACIÓN AMBIENTAL EN LAS ORGANIZACIONES PÚBLICAS EN LOS MUNICIPIOS DE ADAMANTINA Y DRACENA - SP.


RESUMEN

Este estudio tuvo como objetivo mapear los organismos públicos que se relacionan con las cuestiones ambientales en los municipios de Adamantina y Dracena - SP, que se encuentra en la cuenca de los pescados Aguapeí, en el extremo oeste de São Paulo, identificar la presencia o ausencia de programas, proyectos y / o prácticas de educación ambiental que se están desarrollando por los organismos públicos estudiados, y verificar el diseño de la educación ambiental y los organismos públicos ambientales estudiados en la presencia de programas, proyectos y / o prácticas de educación ambiental. Para ello, llevamos a cabo una investigación cualitativa con enfoque exploratorio con la ayuda de la investigación de campo en la ciudad bajo estudio. A través de un cuestionario semi-estructurado de los organismos públicos, encontramos que desarrollan actividades relacionadas con las cuestiones ambientales, pero la educación ambiental todavía se refleja en acciones concretas.

 

PALABRAS CLAVE: Educación Ambiental. Medio Ambiente. Organismos Públicos.

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Publicado

2014-11-10

Como Citar

Toyoko Hashimoto, C., & Góis Morales, A. (2014). ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS AMBIENTAIS DOS MUNICÍPIOS DE ADAMANTINA E DRACENA - SP. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 10(6). https://doi.org/10.17271/198008271062014816