O USO DO TEXTO NARRATIVO PARA O ENSINO DAS CAUSAS DE EXTINÇÃO DAS PLANTAS

Autores

  • Gabriel Gonçalves Ribeiro Silva
  • Antonio Fernandes Nascimento Júnior

DOI:

https://doi.org/10.17271/198008271062014817

Palavras-chave:

Metodologias alternativas, Educação Ambiental, Texto Narrativo,

Resumo

Neste trabalho é demonstrado o potencial da estratégia pedagógica texto narrativo no ensino de ciências e na educação ambiental. É discutida a importância do estudo de conceitos relacionados ao meio ambiente, de um ponto de vista crítico, especialmente na atualidade, aliando a preocupação com a preservação do meio por motivos ambientais e ecológicos, porém também motivos sociais, incluindo elementos culturais, medicinais e econômicos. Assim, para auxiliar neste estudo em salas de aula dos ensinos fundamental e médio, o texto narrativo é apresentado como estratégia que, além de aproximar a discussão ambiental e social do aluno, também oferece possibilidades interessantes, por exemplo o diálogo do texto com a literatura em geral e o estímulo da criatividade dos alunos. É então relatada uma aula experimental realizada com esta estratégia, que demonstra sua eficácia, que dialoga com a literatura existente para solidificar a justificativa do uso do texto narrativo dentro da sala de aula, no ensino fundamental ou médio. É utilizado o tema de causas de extinção das plantas durante a aula. Com base no tema, foram discutidos com os alunos alguns dos motivos pelas quais as plantas podem ser extintas, e logo depois eles desenvolveram, individualmente, textos narrativos relacionados ao assunto. Ao final da aula, pode-se perceber que o texto narrativo foi eficaz no auxílio da compreensão do tema pelos alunos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Metodologias alternativas; Educação Ambiental; Texto Narrativo;

 

USE OF NARRATIVE TEXT IN THE TEACHING OF SCIENCE AND ENVIRONMENTAL EDUCATION

 

ABSTRACT

This paper demonstrates the potential of the narrative text as a pedagogical strategy in science education and environmental education. It discusses the importance of the study of concepts related to the environment, of a critical point of view, especially nowadays, combining concern for the preservation of the environment for ecological reasons, but also social reasons, including cultural, medicinal and economic elements . Considering this, to assist this study in classrooms of elementary and high school, the narrative text is presented as a strategy that, in addition to approach environmental and social discussion to the student, it also offers interesting possibilities, for example its relation with literature in general and the stimulation of the creativity of the students. It is then reported an experimental class performed with this strategy, which demonstrates its effectiveness, and which dialogues with the existing literature to solidify the justification of the use of narrative text within the classroom in elementary or middle school. The theme of causes of extinction of plants is used during that class. Based on the theme, it were discussed with the students some of the reasons by which plants may become extinct, and soon after they developed individually narrative texts related to the subject. At the end of class, one can see that the narrative text was effective in aiding the understanding of the subject by the students.

KEY-WORDS:  Alternative methodologies; Environmental Education; Narrative Text

 

EL USO DE TEXTO NARRATIVO EN LA ENSEÑANZA DE LA CIENCIA Y EN LA EDUCACIÓN AMBIENTAL

 

RESUMEN

Este trabajo demostró el potencial de la estrategia pedagógica texto narrativo en la educación científica y la educación ambiental. Se habló de la importancia del estudio de los conceptos relacionados con el medio ambiente, un punto de vista crítico, especialmente hoy en día, la combinación de la preocupación por la preservación de las razones ambientales y ecológicas, sino también motivos sociales, incluyendo elementos culturales, medicinales y económicos . Por lo tanto, en este estudio para ayudar en las aulas de la escuela primaria y secundaria, el texto narrativo se presenta como una estrategia que, además de abordar la discusión ambiental y social de los estudiantes, sino que también ofrece posibilidades interesantes, por ejemplo, el texto de un diálogo con la literatura en general, y la estimulación de la creatividad de los estudiantes. Se informa a continuación, una clase experimental realizado con esta estrategia, lo que demuestra su eficacia, que dialoga con la literatura existente para solidificar la justificación del uso de textos narrativos en el aula en la escuela primaria o secundaria. Se utiliza el tema de las causas de extinción de las plantas durante la clase. Basado en el tema, se discutieron con los estudiantes algunas de las razones por la que las plantas podrían extinguirse, y poco después se desarrollaron individualmente textos narrativos relacionados con el tema. Al final de la clase, se puede ver que el texto narrativo fue eficaz para ayudar a la comprensión de la materia por los alumnos.

PALABRAS-CLAVE: Metodologías alternativas; Educación Ambiental; Texto narrativo;

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

10-11-2014

Como Citar

GONÇALVES RIBEIRO SILVA, Gabriel; FERNANDES NASCIMENTO JÚNIOR, Antonio. O USO DO TEXTO NARRATIVO PARA O ENSINO DAS CAUSAS DE EXTINÇÃO DAS PLANTAS. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 10, n. 6, 2014. DOI: 10.17271/198008271062014817. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/817. Acesso em: 13 nov. 2024.