Uma experiência através de jogos lúdicos no aprendizado do semiárido
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082713420171694Resumen
Através do presente ensaio pretende-se referenciar acerca do tratamento que é dado as práticas educativas que visam uma melhor convivência no ambiente semiárido, a partir de suas características peculiares, associando-se à educação contextualizada. Desta forma, propõe-se inserir os jogos lúdicos, a fim de promover uma melhor assimilação acerca da realidade vivida nesse ambiente. Neste contexto, há de se introduzir sobre a temática vista em conjunto com o ensino de geografia. Daí, adotamos a inserção de oficinas com alunos do Ensino Fundamental II do colégio Maria do Carmo Andrade, no bairro Pedrinhas, no município de Sobral, Ceará, Brasil. Utilizamos jogos lúdicos para refletir a questão do semiárido. Constatou-se que é válido enfatizar a questão de aplicabilidade de tais alternativas na prática do ensino, ocasionando um envolvimento dos participantes. Palavras-chave: Educação contextualizada; Semiárido; Ensino de Geografia; Lúdico.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-12-19
Número
Sección
Artigo Completo
Cómo citar
SOBRINHO, José Falcão; OLIVEIRA, José Marcelo Soares; SILVA, Edson Vicente da; FALCÃO, Cleire Lima da Costa. Uma experiência através de jogos lúdicos no aprendizado do semiárido. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 13, n. 4, 2017. DOI: 10.17271/1980082713420171694. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/1694. Acesso em: 28 dic. 2025.








