Uma experiência através de jogos lúdicos no aprendizado do semiárido

Autores

  • José Falcão Sobrinho
  • José Marcelo Soares Oliveira
  • Edson Vicente da Silva
  • Cleire Lima da Costa Falcão

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082713420171694

Resumo

Através do presente ensaio pretende-se referenciar acerca do tratamento que é dado as práticas educativas que visam uma melhor convivência no ambiente semiárido, a partir de suas características peculiares, associando-se à educação contextualizada. Desta forma, propõe-se inserir os jogos lúdicos, a fim de promover uma melhor assimilação acerca da realidade vivida nesse ambiente. Neste contexto, há de se introduzir sobre a temática vista em conjunto com o ensino de geografia. Daí, adotamos a inserção de oficinas com alunos do Ensino Fundamental II do colégio Maria do Carmo Andrade, no bairro Pedrinhas, no município de Sobral, Ceará, Brasil. Utilizamos jogos lúdicos para refletir a questão do semiárido. Constatou-se que é válido enfatizar a questão de aplicabilidade de tais alternativas na prática do ensino, ocasionando um envolvimento dos participantes. Palavras-chave: Educação contextualizada; Semiárido; Ensino de Geografia; Lúdico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

Sobrinho, J. F., Oliveira, J. M. S., Silva, E. V. da, & Falcão, C. L. da C. (2017). Uma experiência através de jogos lúdicos no aprendizado do semiárido. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 13(4). https://doi.org/10.17271/1980082713420171694

Edição

Seção

Artigo Completo