v. 11 n. 4 (2015): Educação Ambiental

Artigos

  • VISITAS MONITORADAS: UM CONHECIMENTO PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

    José Gean Belchior Gomes, Cleire Lima da Costa Falcão
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151242
  • APLICATIVO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Luis Augusto Gomes Rocha, Fabiana de Mendonça Cruz, Alcides Lopes Leão
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151290
  • MANEJO INTERNO DE RESÍDUOS BIOLÓGICOS E PERFUROCORTANTES EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

    Tatiane Bonametti Veiga, Adriana Aparecida Mendes, Angela Maria Magosso Takayanagui
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151243
  • O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Karine Bueno Vargas
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151244
  • PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROPRIETÁRIOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE CASTILHO

    Aparecida Brunetti Arante de Souza, Sérgio Luís de Carvalho, Elizete Aparecida Checon Freitas Lima
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151245
  • PROJETO DATAS AMBIENTAIS COMO ESTRATÉGIA PARA A SENSIBILIZAÇÃO ECOLÓGICA DA COMUNIDADE DE PORTO FERREIRA E REGIÃO

    Andréia Luiza Baggio Rodrigues, Sonia Aparecida de Souza Evangelista, Ernesto Pedro Dickfeldt
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151246
  • MAPEAMENTO PARTICIPATIVO APLICADO AO ESTUDO DE RISCOS AMBIENTAIS NO BAIRRO RURAL SÍTIO NOVO, SÃO JOSÉ DO RIO PARDO/SP

    Jeovanes Lisboa da Silva Filho, Amanda Cristina Alves Silva, Salvador Carpi Junior
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151247
  • O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO TERRÁRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS e BIOLOGIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE DO PIBID

    André Maciel da Silva, João Henrique de Oliveira Pereira, Antonio Fernandes Nascimento Junior
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151248
  • UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO A CONSTRUÇÃO DE UM TERRÁRIO NO ENSINO DE CONCEITOS DE ECOLOGIA

    Gabriel Gonçalves Ribeiro Silva, André Maciel da Silva, Antônio Fernandes Nascimento Júnior
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151249
  • A COMUNICAÇÃO EM REDES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Gabriela Stefani, Silvia Cristina Vieira, Cristiane Hengler Corrêa Bernardo
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151250
  • ANÁLISE PERCEPTUAL DOS LOGOTIPOS DAS 10 PRINCIPAIS ONGS DE MEIO AMBIENTE DO BRASIL: UM ESTUDO NOS ATRIBUTOS DE ATRATIVIDADE E REPRESENTATIVIDADE

    Vagner Sérgio Custódio, Maria Fernanda Sanchez Maturana, Fabio Luciano Violin
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151251
  • REFLEXÕES E CONSTATAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO EMPRESARIAL

    Carla Noli Bisco Flozi, Fábio Freitas dos Santos, Angélica Góis Morales
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151267
  • ANÁLISE DO SIGNIFICADO DAS ÁREAS PROTEGIDAS DE ITIRAPINA (SP) E SUA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE URBANA DO ENTORNO COMO SUBSÍDIO ÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Fernando César Andreoli, Helena Dutra - Lutgens
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151268
  • ESTUDO DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO REFERENTE A RESÍDUOS SÓLIDOS, ANTES E APÓS SENSIBILIZAÇÃO

    Everton Mario de Oliveira, Fátima de Jesus Bassetti
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151269
  • CRIANÇA E ANIMAIS SILVESTRES– A FALA DE CRIANÇAS DE 4 e 5 ANOS SOBRE A EXPOSIÇÃO “BICHO QUEM TE VIU QUEM TE VÊ!”

    Sandra Fagionato-Ruffino, Keila Erika Ikuno, Paulo Henrique Peira Ruffino
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151282
  • A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES DIDÁTICAS NOS ESTUDOS DE CONSERVAÇÃO E DEGRADAÇÃO DOS SOLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

    Tatiane Regina da Silva, João Victor Freitas Silva, Leda Correia Pedro Miyazaki
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151283
  • UM EXPERIMENTO SIMPLES ENVOLVENDO VÁRIOS CONCEITOS REFERENTES AO AQUECIMENTO GLOBAL COM POSSÍVEIS APLICAÇÕES NOS CONTEXTOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    José Sebastião Andrade de Melo, André Maciel da Silva, Antonio Fernades Nascimento Júnior
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151284
  • COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REFLEXÃO PARA A RESERVA BIOLÓGICA DE PEDRA TALHADA NO MUNICÍPIO DE QUEBRANGULO/AL

    José Quitério da Silva, José Rodrigo de Araújo Guimarães, Luzan Beiriz Gonçalves
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151285
  • A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: O CASO DO PARQUE ECOLÓGICO DIVA PAIM BARTH, MUNICIPIO DE TOLEDO, PARANÁ

    Antônio Fernandes Nascimento Junior, André Maciel da Silva
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151286
  • A CONSTRUÇÃO DA HIPÓTESE DO AQUECIMENTO GLOBAL: UM RESGATE HISTÓRICO

    Daniela de Souza Onça
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151287
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MUSEUS E ACERVOS DE CIÊNCIAS NATURAIS

    Graziella Plaça Orosco de Souza, Angelita de Almeida Oliveira Lima, Antonio Fluminhan Junior
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151288
  • OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE ALFREDO MARCONDES/SP

    Fernanda Regina Fuzzi, Daniele Carobina Santos, Antonio Cezar Leal
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151289
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO ENSINO DOS SOLOS: O PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “EDUCASOLOS” COMO UM MEIO DE CONCIENTIZAÇÃO

    Jonathan Fernando Costa Alves, Danilo do Carmo da Rocha, Silvanio de Cássio da Silva, Leda Correia Pedro Miyazaki
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151291
  • A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO AQUECIMENTO GLOBAL: DA IGNORÂNCIA E ANALFABETISMO CIENTÍFICO AO RACIOCÍNIO CRÍTICO E LITERACIA CLIMÁTICA

    Marcos José de Oliveira, Francisco Arthur da Silva Vecchia, Celso Dal Re Carneiro
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151292
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM CAMINHO PARA APRIMORAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS

    Jeane Teresinha de Oliveira, Rita de Cássia Dallago Machado, Everton Mário de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151293
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AGRICULTURA FAMILIAR: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE TUPÃ-SP

    Daniel Sá Freire Lamarca, Silvia Cristina Vieira, Angélica Gois Morales
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151294
  • O PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL I DE TEMPO INTEGRAL DE ILHA SOLTEIRA/SP

    Mariana Vasconcelos da Silva, Juliana de Assis, Aline Patrícia Maciel
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151295
  • ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS PROFESSORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS PAULISTAS E SEUS DESAFIOS NO SÉCULO XXI

    Diana da Cruz Fagundes Bueno, José Roberto Nunes de Azevedo
    DOI: https://doi.org/10.17271/1980082711420151300

Relato de Experiência