Cidades Educadoras
Uma proposta para desenvolver sociedades sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720320245338Palabras clave:
Planejamento Urbano, Sustentabilidade, EducaçãoResumen
O objetivo deste estudo é investigar como o conceito de Cidades Educadoras pode se consolidar como uma estratégia eficaz para promover o desenvolvimento de sociedades sustentáveis, integrando educação, sustentabilidade e cidadania ativa para a construção de modelos urbanos mais inclusivos. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica abrangente, com foco nas implicações desse conceito no contexto brasileiro, analisando projetos relacionados à educação, sustentabilidade, cultura, planejamento urbano e participação cidadã em cidades brasileiras participantes da iniciativa. A coleta de dados incluiu documentos institucionais, relatórios oficiais e materiais municipais, avaliando os impactos sociais, ambientais e educacionais das iniciativas. Este estudo preenche uma lacuna teórica ao integrar o conceito de Cidades Educadoras ao de Sociedades Sustentáveis, destacando como práticas bem-sucedidas em várias cidades brasileiras, embora desafiadoras, têm potencial para aprimorar políticas públicas e contribuir para a sustentabilidade urbana. Os resultados revelam como essas cidades promovem práticas sustentáveis, como o uso de espaços verdes, gestão eficiente de resíduos e adoção de tecnologias sociais, melhorando a qualidade de vida, incentivando a cidadania ativa e criando ambientes urbanos mais sustentáveis.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.








