Cidades Educadoras

Uma proposta para desenvolver sociedades sustentáveis

Autores

  • Ricardo Miranda dos Santos Pós-dourando do PPGAU-UNIVAG, Brasil
  • Sandra Medina Benini Docente do PPGAU-UNIVAG, Várzea Grande-MT

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082720320245338

Palavras-chave:

Planejamento Urbano, Sustentabilidade, Educação

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar como o conceito de Cidades Educadoras pode se consolidar como uma estratégia eficaz para promover o desenvolvimento de sociedades sustentáveis, integrando educação, sustentabilidade e cidadania ativa para a construção de modelos urbanos mais inclusivos. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica abrangente, com foco nas implicações desse conceito no contexto brasileiro, analisando projetos relacionados à educação, sustentabilidade, cultura, planejamento urbano e participação cidadã em cidades brasileiras participantes da iniciativa. A coleta de dados incluiu documentos institucionais, relatórios oficiais e materiais municipais, avaliando os impactos sociais, ambientais e educacionais das iniciativas. Este estudo preenche uma lacuna teórica ao integrar o conceito de Cidades Educadoras ao de Sociedades Sustentáveis, destacando como práticas bem-sucedidas em várias cidades brasileiras, embora desafiadoras, têm potencial para aprimorar políticas públicas e contribuir para a sustentabilidade urbana. Os resultados revelam como essas cidades promovem práticas sustentáveis, como o uso de espaços verdes, gestão eficiente de resíduos e adoção de tecnologias sociais, melhorando a qualidade de vida, incentivando a cidadania ativa e criando ambientes urbanos mais sustentáveis.

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Publicado

05-11-2024

Como Citar

SANTOS, Ricardo Miranda dos; BENINI, Sandra Medina. Cidades Educadoras: Uma proposta para desenvolver sociedades sustentáveis. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 20, n. 3, 2024. DOI: 10.17271/1980082720320245338. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/5338. Acesso em: 22 fev. 2025.