Tessituras e potencialidades da Alfabetização Climática, da Robótica Educacional e da Inteligência Artificial na Educação básica
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082721220225881Palavras-chave:
Crise Climática, Tecnologia Educacional, InterdisciplinaridadeResumo
Objetivo – investigou a eficácia de uma Sequência Didática Interdisciplinar (SDI) no Ensino Fundamental II, articulando o uso da Inteligência Artificial (IA) no componente curricular de Robótica Educacional, com foco na Educação Ambiental Crítica para promover a Alfabetização Climática.
Metodologia – consistiu em uma análise descritiva (AD) realizada com alunos e a docente do 9º ano, por meio do desenvolvimento e aplicação da SDI. Os dados foram coletados das produções dos alunos e analisados de forma descritiva.
Originalidade/relevância – O estudo se insere no debate sobre inovações pedagógicas no contexto da crise climática e ambiental, e o uso de tecnologias educacionais, e a estruturação dos novos componentes curriculares(BNCC), propondo alternativas de intervenção e integração curricular, que une território e tecnologia sob a lente da Educação Ambiental Crítica.
Resultados – A SDI proporcionou engajamento e protagonismo estudantil, o que pode promover o desenvolvimento de pensamento crítico, da autoria, da alfabetização tecnológica e climática bem como o fortalecimento da cidadania ambiental frente à crise.
Contribuições teóricas/metodológicas – Evidencia-se a potência do uso de prompts e de ferramentas de IA na mediação da aprendizagem pautada da abordagem da educação ambiental crítica, com vistas a Alfabetização Climática, bem como a contribuição da robótica educacional para a construção de projetos interdisciplinares.
Contribuições sociais e ambientais – O estudo promoveu o protagonismo estudantil, bem como o uso ético da IA para promover a valorização dos saberes locais e o debate público sobre os desafios ambientais reais vividos pela comunidade, posicionando os alunos o cerne da crise e também da mitigação desta.
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