Tradição, saberes agroecológicos e quintais produtivos em comunidades rurais do Semiárido Potiguar do Rio Grande do Norte, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082719620234106Resumo
Os quintais produtivos são uma das formas mais antigas de manejo e uso agrícola da terra e consistem da combinação de várias espécies de plantas, às vezes associados à criação de animais domésticos. Neste trabalho, identificou-se diferentes usos dos quintais domésticos em comunidades rurais do município de Mossoró e Baraúnas, localizadas no semiárido do estado do Rio Grande do Norte (RN). Foram realizadas entrevistas presenciais com uso de questionário semiestruturado contendo perguntas abertas e fechadas, direcionados a 88 famílias que cultivam em quintais de quatro comunidades rurais, Santa Rita de Cássia, Guarujá e Bela Vista, em Mossoró (RN), e a comunidade de Recreio, no município de Baraúnas (RN). Verificou-se que os quintais das comunidades são utilizados para o cultivo de espécies frutíferas, hortaliças medicinais e ainda para a criação de animais. Além disso, o espaço do quintal é destinado ao lazer das famílias. A produção dos quintais atende ao consumo das famílias. Especificamente na comunidade de Bela Vista, observaram-se limitações nos cultivos dos quintais devido à escassez hídrica nos anos de 2012 a 2017, período que engloba a realização desta pesquisa. Os resultados da pesquisa mostram que o cultivo em quintais é uma tecnologia social que garante a soberania sobre a segurança alimentar e nutricional das famílias do semiárido brasileiro, em consonância com a necessidade de convivência sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2023 Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.








