Educação Ambiental e Sustentabilidade na Instalação de Ecopontos na cidade de Itaquaquecetuba/SP
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082721120255601Palavras-chave:
Ecopontos, Conscientização ambiental, Sustentabilidade urbanaResumo
Objetivo - Este estudo tem como objetivo analisar os impactos da instalação de ecopontos na conscientização ambiental e na redução do descarte irregular de resíduos na cidade de Itaquaquecetuba.
Metodologia - Foi realizada uma pesquisa qualitativa, contemplando uma revisão da literatura e análise documental, para avaliar a implementação e os efeitos dos ecopontos na cidade.
Originalidade/relevância - A pesquisa destaca a importância da educação ambiental como ferramenta para promover a sustentabilidade, evidenciando o papel dos ecopontos na mudança de comportamentos relacionados ao descarte de resíduos.
Resultados - Os resultados indicam que a instalação de ecopontos em Itaquaquecetuba contribuiu para a diminuição do descarte irregular de resíduos, ao mesmo tempo em que fortaleceu a conscientização sobre reciclagem e manejo adequado de materiais.
Contribuições teóricas/metodológicas - A pesquisa integra teorias sobre gestão de resíduos e educação ambiental, aplicando a análise documental para compreender o impacto dos ecopontos na transformação social e ambiental.
Contribuições sociais e ambientais - O estudo conclui que a educação ambiental, juntamente com a implementação de ecopontos, pode ter um impacto positivo na promoção da sustentabilidade e na proteção do meio ambiente, engajando a comunidade na gestão responsável de resíduos.
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