Gestão Urbana e Saúde

Novas metodologias para antigos desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082721120255735

Palavras-chave:

Saúde pública, planejamento urbano, sustentabilidade urbana

Resumo

Objetivo - Analisar criticamente as interfaces entre infraestrutura urbana e salubridade, a partir de uma revisão da literatura nacional e internacional, com foco na identificação e avaliação de soluções inovadoras — como infraestrutura verde e ruas completas — que respondam aos desafios contemporâneos impostos pelas mudanças climáticas, pelo crescimento urbano acelerado e pelos efeitos da pandemia da Covid-19.

Metodologia - O estudo foi conduzido por meio de uma revisão da literatura científica nacional e internacional sobre infraestrutura urbana e salubridade, com foco na análise de três metodologias complementares: (i) proposição de indicadores que buscam equilibrar a infraestrutura cinza com as demandas por infraestrutura verde e azul em cidades compactas; (ii) avaliação da funcionalidade das vias urbanas para a implementação de "ruas completas", considerando as funções de mobilidade, ambiente e convivência; e, por fim, (iii) monitoramento espaço-temporal contínuo de indicadores quantitativos e qualitativos que moldam a saúde das populações urbanas.

Originalidade/relevância - O estudo se insere em uma lacuna teórica relacionada à necessidade de integrar evidências científicas ao planejamento urbano, especialmente no contexto latino-americano, onde ainda são escassas as análises que associam infraestrutura urbana, saúde e sustentabilidade de maneira integrada e operacional.

Resultados - As metodologias analisadas demonstraram-se eficazes para orientar intervenções urbanas que promovam a infraestrutura verde, a melhoria da mobilidade urbana e a promoção da saúde pública. Destacam-se exemplos de aplicações bem-sucedidas dessas abordagens no planejamento urbano e ambiental.

Contribuições teóricas/metodológicas - O estudo reforça a importância da integração entre indicadores ambientais e urbanos no planejamento, ampliando as bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de cidades mais resilientes e saudáveis.

Contribuições sociais e ambientais - Evidencia-se a urgência de incorporar soluções baseadas na natureza e metodologias integradas no planejamento urbano, com impactos positivos na saúde pública, na qualidade ambiental e no bem-estar social, especialmente diante das crises climática e sanitária contemporâneas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

28-08-2025

Como Citar

SOUZA AZEVEDO, Flávio; DE OLIVEIRA ROCHA, Paula Isabella; RIBEIRO DA SILVEIRA, José Augusto; GUIMARÃES SANTOS, Celso Augusto; MARQUES DA SILVA, Richarde; LEITE RIBEIRO , Edson; OLIVEIRA, Juliana Xavier Andrade de; OLIVEIRA DE LIMA, Larissa Ellen. Gestão Urbana e Saúde: Novas metodologias para antigos desafios . Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 21, n. 1, 2025. DOI: 10.17271/1980082721120255735. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/5735. Acesso em: 9 dez. 2025.