Avaliação do epitélio pulmonar em ratos submetidos ao malation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082721320256200

Palavras-chave:

Inseticidas, Sistema Respiratório, Organofosforado

Resumo

Objetivo - Analisar as alterações do epitélio pulmonar em ratos submetidos por via oral ao inseticida, Malation, através da análise histopatológica.

Metodologia - Foram utilizados 30 ratos fêmeas da linhagem Wistar, com idade inicial de 21 dias, provenientes do Biotério Central da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Protocolo CEUA- 7109. Os animais foram distribuídos casualmente em três grupos experimentais (n = 10). Dois grupos de animais foram tratados com Malation nas doses de 10 mg/kg ou 50 mg/kg de peso corpóreo. Essas doses correspondem a 0,5% e 2,5%, respectivamente da DL50 oral para ratos (DL50 oral = 2000 mg/kg). O outro grupo (grupo controle) recebeu apenas o veículo (óleo de soja) em igual volume. Resultados apresentados em média (desvio padrão), p<0,05, Teste de ANOVA de 2 fatores.

Originalidade/relevância - A originalidade do artigo reside na escassez de estudos histopatológicos sobre os efeitos do Malation no epitélio pulmonar, especialmente com enfoque morfométrico em modelos animais, contribuindo para a compreensão dos impactos tóxicos respiratórios de inseticidas organofosforados.

Resultados - Os resultados foram obtidos através de análise histopatológica. Embora tenha existido um aumento das células caliciformes no grupo M50, não tivemos valores significativos, pois as médias foram próximas. Em relação à área do bronquíolo comparando o grupo controle com o M10 tivemos um aumento da área, considerado valor significativo. Em relação à área da luz quase não observamos diferença nas médias dos grupos, porém com redução no grupo M50, constatamos aumento da espessura da camada muscular no grupo M50 e aumento do score de inflamação.

Contribuições teóricas/ metodológicas - As contribuições teóricas e metodológicas do estudo incluem o aprimoramento da compreensão dos mecanismos de toxicidade pulmonar induzida por organofosforados, além da aplicação de análise histopatológica e morfométrica como abordagem eficaz para avaliar alterações estruturais em tecidos respiratórios expostos a agrotóxicos.

Contribuições sociais e ambientais - Os achados do estudo evidenciam riscos respiratórios associados à exposição ao Malation, reforçando a necessidade de políticas públicas voltadas à regulação do uso de agrotóxicos e à proteção de populações expostas, contribuindo para práticas agrícolas mais seguras e ambientalmente responsáveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

01-11-2025

Como Citar

ROSSI , Renata Calciolari; BLANCO, Gabriela Reigota; PACAGNELLI, Francis Lopes; FERNANDES, Glaura Scatamburlo Alves; COSTA, Sérgio Marques. Avaliação do epitélio pulmonar em ratos submetidos ao malation . Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 21, n. 3, p. e2501, 2025. DOI: 10.17271/1980082721320256200. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/6200. Acesso em: 17 jan. 2026.