Avaliação do epitélio pulmonar em ratos submetidos ao malation
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082721320256200Palavras-chave:
Inseticidas, Sistema Respiratório, OrganofosforadoResumo
Objetivo - Analisar as alterações do epitélio pulmonar em ratos submetidos por via oral ao inseticida, Malation, através da análise histopatológica.
Metodologia - Foram utilizados 30 ratos fêmeas da linhagem Wistar, com idade inicial de 21 dias, provenientes do Biotério Central da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Protocolo CEUA- 7109. Os animais foram distribuídos casualmente em três grupos experimentais (n = 10). Dois grupos de animais foram tratados com Malation nas doses de 10 mg/kg ou 50 mg/kg de peso corpóreo. Essas doses correspondem a 0,5% e 2,5%, respectivamente da DL50 oral para ratos (DL50 oral = 2000 mg/kg). O outro grupo (grupo controle) recebeu apenas o veículo (óleo de soja) em igual volume. Resultados apresentados em média (desvio padrão), p<0,05, Teste de ANOVA de 2 fatores.
Originalidade/relevância - A originalidade do artigo reside na escassez de estudos histopatológicos sobre os efeitos do Malation no epitélio pulmonar, especialmente com enfoque morfométrico em modelos animais, contribuindo para a compreensão dos impactos tóxicos respiratórios de inseticidas organofosforados.
Resultados - Os resultados foram obtidos através de análise histopatológica. Embora tenha existido um aumento das células caliciformes no grupo M50, não tivemos valores significativos, pois as médias foram próximas. Em relação à área do bronquíolo comparando o grupo controle com o M10 tivemos um aumento da área, considerado valor significativo. Em relação à área da luz quase não observamos diferença nas médias dos grupos, porém com redução no grupo M50, constatamos aumento da espessura da camada muscular no grupo M50 e aumento do score de inflamação.
Contribuições teóricas/ metodológicas - As contribuições teóricas e metodológicas do estudo incluem o aprimoramento da compreensão dos mecanismos de toxicidade pulmonar induzida por organofosforados, além da aplicação de análise histopatológica e morfométrica como abordagem eficaz para avaliar alterações estruturais em tecidos respiratórios expostos a agrotóxicos.
Contribuições sociais e ambientais - Os achados do estudo evidenciam riscos respiratórios associados à exposição ao Malation, reforçando a necessidade de políticas públicas voltadas à regulação do uso de agrotóxicos e à proteção de populações expostas, contribuindo para práticas agrícolas mais seguras e ambientalmente responsáveis.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.







