O Retrato atual das Unidades de Conservação de Uso Sustentável no Estado de Pernambuco

Autores

  • Ananda do Nascimento Rêgo Universidade Federal do Agreste de Pernambuco image/svg+xml
  • Bianca Gonzaga de Araújo Universidade Federal do Agreste de Pernambuco image/svg+xml
  • Renata Bezerra de Moura Lima Universidade Federal do Agreste de Pernambuco image/svg+xml
  • Wallace Rodrigues Telino Júnior Universidade Federal do Agreste de Pernambuco image/svg+xml
  • Rachel Maria de Lyra-Neves Universidade Federal do Agreste de Pernambuco image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082721320256203

Palavras-chave:

Políticas públicas ambientais, Gestão Ambiental, Biodiversidade

Resumo

Objetivo - O presente estudo buscou analisar as Unidades de Conservação (UCs) de Uso Sustentável no estado de Pernambuco, elencando por suas categorias, biomas protegidos e instrumentos de gestão, como planos de manejo e conselhos gestores.

Metodologia - A pesquisa possui caráter descritivo e exploratório e foi realizada em três etapas principais: (1) levantamento bibliográfico em artigos científicos, legislações e documentos governamentais relevantes; (2) coleta de dados junto à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), com filtros específicos para identificar as UCs estaduais e municipais, seus biomas associados, e a existência de planos de manejo e conselhos gestores; e (3) organização e análise dos dados em tabelas e gráficos para uma visualização clara e acessível. Essa abordagem proporciona uma visão detalhada e fundamentada da gestão das UCs no estado.

Originalidade/relevância - O estudo aborda lacunas na gestão e distribuição territorial das UCs em Pernambuco, tornando clara a necessidade de maior representatividade de biomas, especialmente a Caatinga, no contexto das políticas públicas ambientais.

Resultados Foi possível identificar que Pernambuco possui 48 UCs estaduais e 28 municipais de uso sustentável, com baixa representatividade da Caatinga e desafios na implementação de instrumentos de gestão, como planos de manejo e conselhos gestores.

Contribuições teóricas/metodológicas - O estudo destaca a importância de fortalecer a gestão participativa nas UCs por meio da implantação de conselhos gestores e planos de manejo, além de ampliar a proteção de biomas negligenciados.

Contribuições sociais e ambientais - As UCs desempenham papel crucial na preservação da biodiversidade, no equilíbrio ambiental e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo benefícios sociais, econômicos e ecológicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

01-11-2025

Como Citar

RÊGO, Ananda do Nascimento; ARAÚJO, Bianca Gonzaga de; LIMA, Renata Bezerra de Moura; TELINO JÚNIOR, Wallace Rodrigues; LYRA-NEVES, Rachel Maria de. O Retrato atual das Unidades de Conservação de Uso Sustentável no Estado de Pernambuco. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 21, n. 3, p. e2503, 2025. DOI: 10.17271/1980082721320256203. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/6203. Acesso em: 13 jan. 2026.