Diagnóstico da atuação do Ministério Público do Estado de São Paulo em São José do Rio Pardo a partir de conflitos ambientais institucionalizados

Autores

  • Isabel Cristina Nunes de Sousa Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml
  • Maria Carolina Chaves de Sousa University of Coimbra image/svg+xml
  • Celso Maran de Oliveira Universidade Federal de São Carlos image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082721320256207

Palavras-chave:

Ministério Público, Proteção ambiental, Políticas públicas

Resumo

Objetivo – Neste estudo são analisados os dados dos procedimentos ambientais instaurados e conduzidos pela Promotoria de Justiça de São José do Rio Pardo, vinculada ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), no período de 2016 a 2023. O objetivo é contribuir para um diagnóstico da atuação do MPSP no município, a partir da análise dos conflitos ambientais institucionalizados, destacando as principais questões ambientais enfrentadas.

Metodologia – Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, embasada em uma revisão bibliográfica e na análise de documentos fornecidos pela Promotoria de São José do Rio Pardo.

Originalidade/relevância – A importância deste estudo é evidenciada pelo fato de que, em 2021, o MPSP em São José do Rio Pardo foi identificado como um dos agentes propensos a facilitar a promoção de instrumentos de democracia participativa em procedimentos ambientais da instituição.

Resultados – Durante o período, o MPSP instaurou 127 procedimentos, dos quais 55 foram Inquéritos Civis (ICs), Ações Civis Públicas (ACPs) ou Procedimentos Administrativos de Acompanhamento (PAAs). A maior parte desses procedimentos relaciona-se à área de Habitação e Urbanismo, com destaque para a categoria “Ordenamento Urbano e Patrimônio Cultural”.

Contribuições teóricas/metodológicas - A necessidade de analisar a distribuição das perturbações no ambiente é fundamental para o planejamento de políticas públicas ambientais. Essa análise permite a elaboração de diagnósticos baseados em dados empíricos, contribuindo assim para a formulação de estratégias mais eficientes e eficazes.

Contribuições sociais e ambientais – Esses resultados oferecem uma visão abrangente da atuação do MPSP em São José do Rio Pardo, podendo contribuir para o envolvimento do poder público e da sociedade nas discussões voltadas à elaboração e/ou aprimoramento de políticas públicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

29-12-2025

Como Citar

SOUSA, Isabel Cristina Nunes de; SOUSA, Maria Carolina Chaves de; OLIVEIRA, Celso Maran de. Diagnóstico da atuação do Ministério Público do Estado de São Paulo em São José do Rio Pardo a partir de conflitos ambientais institucionalizados. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 21, n. 3, p. e2507, 2025. DOI: 10.17271/1980082721320256207. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/6207. Acesso em: 14 jan. 2026.