PROJETO VIÁRIO, ESPECULAÇÃO DE TERRAS E SUPRESSÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS: ESTUDO SOBRE A FAIXA DE DOMÍNIO DA AV. PREFEITO OMAR O´GRADY – NATAL/RN
DOI:
https://doi.org/10.17271/2318847231420151030Resumo
Esse artigo apresenta uma reflexão sobre projetos viários e apropriação de áreas públicas, tendo em vista a supressão de áreas necessárias para configuração da faixa de domínio identificada em uma fração do projeto de prolongamento da Av. Prudente de Morais, em Natal/RN. Nesse caso, verificou-se a eliminação dos espaços para acostamento, ciclovias, entre outros. A partir dessa questão, o presente artigo busca evidenciar o processo de supressão dos espaços públicos após a implantação da Via, através da identificação das sucessivas transferências de dominialidade. Os procedimentos adotados foram: levantamento dos projetos viário e do loteamento da área em estudo, trabalho de campo com registro fotográfico e identificação do uso do solo, busca de dados de registro dos imóveis em Cartório, superposição do mapa original com a foto aérea da área de estudo, além da verificação dos percentuais de áreas públicas subtraídas com a projeção do loteamento. Conclui discutindo efeitos da supressão de parte da faixa de domínio, que resultou em um projeto viário destituído de componentes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Reflete sobre entraves que se impõem ao controle social, face à ausência de transparência sobre as terras públicas e suas destinações.
PALAVRAS CHAVE: Projetos Viários. Espaços Públicos. Política Fundiária.
ROAD DESIGN, LAND DISPUTES AND SUPPRESSION OF PUBLIC SPACES: STUDY OF THE RANGE OF THE FIELD OF AV MAYOR OMAR O'GRADY - NATAL / RN
ABSTRACT
This article presents a reflection on road projects and appropriation of public areas, with a view to abolition of necessary areas for configuring and highway identified in a fraction of Prudente de Morais Avenue extension project, in Natal / RN. In this case, there is the elimination of shoulder spaces, bike paths, among others. From this question, this article seeks to show the process of suppression of public spaces after the implementation of the Way, by identifying the successive transfers of dominion. The procedures adopted have been: survey of road projects and the area of allotment been studied, field work with photographic record and identification of land use, real estate search log data on subtracted with the projection of the allotment. It has been conclude discussing effects of suppression of the part of right way, which has been resulted in a road project devoid of components of the National Urban Mobility Policy. It has reflected on barriers that impose social control, in the absence of transparency on public lands and their destinations.
KEYWORDS: Road Projects. Common Public Lands. Landpolicy.
PROYECTO DE RUTAS, DISPUTAS POR LA TIERRA Y LA SUPRESIÓN DE LOS ESPACIOS PÚBLICOS: UN ESTUDIO DE LA ZONA DE SEGURIDAD DE LA AV, ALCALDE OMAR O'GRADY - NATAL / RN.
RESUMEN
Este artículo presenta una reflexión sobre los proyectos de carreteras y la apropiación de los espacios públicos, lo que resulta en la supresión de la zona de seguridad. Este problema fue identificado en una fracción del proyecto de ampliación de la avenida Prudente de Morais, en Natal / RN - la Av. Alcaide Omar O’ Grayd. En este caso, no identifica el área de seguridad, espacios de circulación de bicicletas, paseos adecuados y otros componentes de la movilidad sostenible. Teniendo en cuenta este problema, este artículo tiene como objetivo mostrar el proceso de supresión de espacios públicos con la construcción de la avenida, mediante la identificación de las sucesivas transferencias de propiedad. Los procedimientos adoptados fueron: análisis del proyecto de expansión de la avenida Prudente de Morais; trabajo de campo con registro fotográfico y la identificación del uso de la tierra; investigación sobre los registros de la propiedad de la tierra en la Notaría; superposición del mapa original de zona con la foto aérea de la zona de estudio y análisis del porcentaje de zonas comunes eliminadas con la proyección de la asignación. Se concluye con una discusión de los efectos de la eliminación de parte de la zona de seguridad, que se tradujo en un proyecto de carretera sin los componentes de la Política Nacional de Movilidad Urbana. Refleja sobre las barreras que imponen el control social, a falta de transparencia en las tierras públicas y sus destinos.
PALABRAS CLAVE: Proyectos de Carreteras, Espacios Públicos, Política de Tierras.