ANÁLISE DA VIABILIDADE DO USO DA FIBRA DE BORRACHA DE PNEU COMO REFORÇO EM TIJOLO DE SOLO CIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.17271/2318847232020151056Resumo
Estudos relacionados sobre materiais e técnicas de construção que visam a preservação ambiental vêm ganhando espaço, principalmente quando aliado a uma visão de melhor desenvolvimento econômico, social e sustentável. Desse modo, a produção de tijolos ecológicos a base de solo e cimento, reforçados com fibras, mostra-se como alternativa a ser aplicada, principalmente nas construções de habitações populares. A construção civil é um dos setores que provoca maior impacto ambiental, devido ao elevado consumo de matérias-primas. Contudo, a utilização de resíduos na construção civil pode vir a reduzir a quantidade de recursos naturais retirados do meio ambiente. Um exemplo desses resíduos é o de borracha de pneu, gerado em abundância durante o processo de recauchutagem. Este projeto estuda a utilização de tijolos vazados de solo-cimento e solo-cimento-fibra de borracha de pneu, para serem aplicados em alvenaria sem função estrutural. Os resultados indicam que o solo da cidade de Presidente Epitácio - SP pode ser utilizado como matéria-prima para a fabricação de tijolos de solo-cimento que o reforço da matriz com fibras de borracha provoca um incremento da resistência à compressão.
PALAVRAS-CHAVE: Solo-cimento. Fibras de borracha de pneu. Resistência à compressão.
ANALYSIS OF THE VIABILITY OF TIRE RUBBER RESIDUE USE AS FIBER REINFORCEMENT IN THE SOIL-CEMENT BRICKS
ABSTRACT
Related studies of materials and construction techniques aimed at environmental protection is becoming more popular, especially when combined with a vision of better economic, social and sustainable development. Thus, the production of green bricks based soil and cement, reinforced with fibers is shown as an alternative be applied, particularly in public housing construction. The construction industry is one of the sectors that causes higher environmental impact due to the high consumption of raw materials. However, the use of waste in the construction can will reduce the amount of natural resources taken from the environment. An example is the tire rubber residue, generated in abundance during the retreading process. This project studies the use of soil-cement hollow brick and soil-cement-fiber to be used in brickwork without structural function. The results indicate that the soil City President Epitácio - SP can be used as raw material for manufacturing of soil-cement bricks and the rubber matrix with fibers causes an increase of the compressive strength.
KEY-WORDS: Soil-cement. Tire Rubber Residues. Compressive strength.
ANÁLISIS DE LA VIABILIDAD DEL USO DE NEUMÁTICOS FUERA DE USO COMO REFUERZO EN BLOQUES DE SUELO-CEMENTO
RESUMEN
Estudios relacionados sobre materiales y técnicas de construcción destinados a la preservación del medio ambiente están ganando espacio, especialmente cuando se combina con una visión de un mejor desarrollo económico, social y sostenible. Por lo tanto, la producción de bloques de suelo a base de cemento reforzado con fibras se muestra como se aplica una alternativa, particularmente en la construcción de viviendas públicas. El edificio es uno de los sectores que causa mayor impacto ambiental debido al alto consumo de materias primas. Sin embargo, el uso de residuos de la construcción en última instancia, puede reducir la cantidad de recursos naturales tomadas desde el medio ambiente. Un ejemplo de este tipo de residuos es el caucho de neumáticos, generada en abundancia durante el proceso de recauchutado. Este proyecto estudia el uso de bloques de suelo-cemento y neumáticos fuera de uso para ser utilizado en albañilería sin función estructural. Los resultados indican que el suelo de la ciudad Presidente Epitácio - SP se puede utilizar como materia prima para la fabricación de bloques, y la matriz de bloques con fibras provoca un aumento de la resistencia a la compresión.
PALABRAS CLAVE: Suelo-cemento. Neumáticos fuera de uso. Resistencia a la compresión.