A utilização do Marketing Urbano no Planejamento Estratégico do Rio de Janeiro.

Autores

  • Geise Brizotti Pasquotto

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847242420161328

Resumo

O marketing urbano e o planejamento estratégico vem sendo utilizados em uma dinâmica onde a produção, consumo e lucro são os aspectos esperados como resultado das ações do poder público. A promoção urbana recria novas imagens para serem vendidas no mercado global para readequá-las às novas necessidades locais. O presente artigo busca analisar como o marketing urbano está inserido nos planejamentos estratégicos do Rio de Janeiro. Para tanto, a metodologia utilizada foi verificar nestes planos a existência dessa política e/ou a presença das ferramentas do marketing urbano e analisar como a política de promoção urbana foi utilizada em gestões diferentes ao longo dos anos. 

PALAVRAS-CHAVE: Planejamento Estratégico, Rio de Janeiro, Marketing Urbano.

 

 The use of Urban Marketing in Strategic Planning of Rio de Janeiro.


ABSTRACT

The urban marketing and the strategic planning have been used in a dynamic which the production, consumption and profit are the expected aspects as results of public power actions. The urban promotion recreates new images to be sold in global market, to readjust to the new local necessities. The current paper quests analyse how the urban marketing is inserted into strategic planning of Rio de Janeiro. Therefore, the methodology was verify in these plans the existence of this policy and/or the presence of urban marketing tools and analyse how the politics of urban promotion was used in different managements over the years.

KEYWORDS: Strategic planning, Rio de Janeiro, Urban Marketing.

 

 El uso del marketing urbano en Planificación Estratégica de Rio de Janeiro.


RESUMEN

El marketing urbano y la planificación estratégica se han utilizado en una dinámica en que la producción, el consumo y el beneficio son aspectos que se espera como resultado de las acciones de gobierno. La Promoción urbana recrea nuevas imágenes para ser vendidos en el mercado mundial, con el fin de ajustarlos a las nuevas necesidades locales. En este artículo se pretende analizar el impacto del marketing urbano está incrustado en la planificación estratégica de Río de Janeiro. Por lo tanto, la metodología utilizada fue ver nestes textos la existencia de esta política y/o la presencia de herramientas de marketing urbanas y analizar cómo la política de promoción urbana se utilizó en diferentes administraciones en los últimos años.

PALABRAS CLAVE: Planificación Estratégica, Río de Janeiro, Marketing Urbano.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-12-2016

Como Citar

Pasquotto, G. B. (2016). A utilização do Marketing Urbano no Planejamento Estratégico do Rio de Janeiro. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 4(24). https://doi.org/10.17271/2318847242420161328

Edição

Seção

Artigos Completos