Levantamento Cadastral Interno de Prédio Existente das Escolas Públicas para Adequação da Acessibilidade
DOI:
https://doi.org/10.17271/2318847242520161338Resumo
O contexto arquitetônico perante a educação deve prover inclusão de todos os usuários, porém, com as dificuldades de gestão integrada das obras públicas ou, a falta de recursos, o ambiente físico torna-se mais uma maneira de segregação, especialmente para pessoas portadoras de alguma deficiência. Objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de uma análise quantitativa e qualitativa dos equipamentos de adaptação aos deficientes existentes nas escolas dos ensinos fundamental e médio, ou a falta deles, de forma a orientar a realização de projetos novos, de adequações e de reformas que tenham finalidade de atendimento a pessoas portadoras de deficiências. O foco da pesquisa é o desenvolvimento de um levantamento predial de ao menos cinco escolas públicas em cidades no Noroeste Paulista na região de Araçatuba. Os resultados obtidos descreveram o descaso com a acessibilidade no ambiente escolar, demonstrando claramente que as escolas públicas analisadas não atingiram o mínimo das exigências feitas pela Norma RBR 9050. O produto final desta pesquisa será uma análise das escolas a qual servirá como base para elaboração de projetos futuros, visando sanar os problemas de acessibilidade no ambiente educacional.
PALAVRAS-CHAVE: Acessibilidade, Escolas Públicas, Análise Arquitetônica.