Levantamento Cadastral Interno de Prédio Existente das Escolas Públicas para Adequação da Acessibilidade

Autores

  • Milena Rocha Duran
  • Gislaine Bianchi
  • Tarso Luís Cavazzana

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847242520161338

Resumo

O contexto arquitetônico perante a educação deve prover inclusão de todos os usuários, porém, com as dificuldades de gestão integrada das obras públicas ou, a falta de recursos, o ambiente físico torna-se mais uma maneira de segregação, especialmente para pessoas portadoras de alguma deficiência. Objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de uma análise quantitativa e qualitativa dos equipamentos de adaptação aos deficientes existentes nas escolas dos ensinos fundamental e médio, ou a falta deles, de forma a orientar a realização de projetos novos, de adequações e de reformas que tenham finalidade de atendimento a pessoas portadoras de deficiências. O foco da pesquisa é o desenvolvimento de um levantamento predial de ao menos cinco escolas públicas em cidades no Noroeste Paulista na região de Araçatuba. Os resultados obtidos descreveram o descaso com a acessibilidade no ambiente escolar, demonstrando claramente que as escolas públicas analisadas não atingiram o mínimo das exigências feitas pela Norma RBR 9050. O produto final desta pesquisa será uma análise das escolas a qual servirá como base para elaboração de projetos futuros, visando sanar os problemas de acessibilidade no ambiente educacional.

 

PALAVRAS-CHAVE: Acessibilidade, Escolas Públicas, Análise Arquitetônica.

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Publicado

24-12-2016

Como Citar

Duran, M. R., Bianchi, G., & Cavazzana, T. L. (2016). Levantamento Cadastral Interno de Prédio Existente das Escolas Públicas para Adequação da Acessibilidade. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 4(25). https://doi.org/10.17271/2318847242520161338

Edição

Seção

Artigos Completos