Marketing de lugares para o gerenciamento de cidades – percepções sobre Cerro Largo/RS

Autores

  • Luciana Scherer UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
  • Lurdes Froemming UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
  • Sandra Fernandes
  • Louise de Lira Roedel Botelho UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847253520171508

Palavras-chave:

Marketing, Marketing de Lugares, Planejamento e Gerenciamento, Cerro Largo.

Resumo

O Marketing de Lugares é uma área de aplicação do Marketing, com crescente importância para o desenvolvimento, crescimento e gerenciamento de cidades, regiões, estados ou países. Neste artigo reflete-se sobre a importância das ferramentas de marketing no desenvolvimento dos lugares, e por meio de um esforço ontológico de busca da realidade, buscar informações que subsidiem planejamento e ações, por meio de conhecimento acerca das percepções sobre aspectos importantes para uma cidade de bem viver, bem trabalhar, bem estudar, bem investir e bem visitar na visão de pessoas que interagem e desempenham papéis sociais em um município. O objeto de análise é a cidade de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul. Acredita-se que por meio de pesquisas deste tipo é possível promover a qualificação dos gestores públicos e privados, a fim de orientar ações cooperativas para realizar melhorias no gerenciamento da cidade. Como resultado, nesta pesquisa, observa-se que o item mais citado foi “Hospitais e Postos de Saúde”, seguido por “Segurança Pública”. Para contribuições futuras, sugere-se uma pauta de investigações para identificar lacunas entre a realidade e a percepção dos envolvidos no lugar, subsidiando então, planejamentos, ações, estratégias e possíveis buscas de recursos que visem o incremento da qualidade de vida, com elementos reais deste e de outros municípios de pequeno porte. 

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Biografia do Autor

Luciana Scherer, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul.

Lurdes Froemming, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Doutora em Administração, Administradora. Professora  no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, nível mestrado e doutorado.

Sandra Fernandes

Doutora em Ciências do Solo, Agrônoma. Professora  no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, nível mestrado e doutorado.

Louise de Lira Roedel Botelho, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Doutora. Administradora. Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul.

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Publicado

10-12-2017

Como Citar

Scherer, L., Froemming, L., Fernandes, S., & Botelho, L. de L. R. (2017). Marketing de lugares para o gerenciamento de cidades – percepções sobre Cerro Largo/RS. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 5(35). https://doi.org/10.17271/2318847253520171508

Edição

Seção

Artigos Completos