(Re)pensando Espaços Livres Públicos em João Pessoa : Uma proposta para os bairros Expedicionários, Tambauzinho e Miramar.

Autores

  • Rebeca Maria Ramos Tabosa Universidade Federal da Paraíba
  • Filipe Valentim Afonso
  • José Augusto Ribeiro da Silveira
  • Lucy Donegan

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847263820181546

Palavras-chave:

Planejamento urbano, Transporte público, Sistema de espaços livres públicos, João Pessoa.

Resumo

Este artigo analisa a situação urbana e edificada de uma área situada entre o Centro e o litoral da cidade de João Pessoa, a partir do qual propôe um sistema de espaços livres públicos. A área de estudo engloba os bairros Expedicionários, Tambaúzinho e Miramar – comumente conhecida como “Tambaúzinho” – situados próximos aos corredores de expansão do centro antigo da cidade para o litoral.  Apesar de estar em posição central e da situação urbana consolidada, a área apresenta problemas recorrentes em cidades brasileiras, como a desarticulação do transporte público, falta de conectividade com áreas do entorno, precário mobiliário urbano, falta de manutenção das calçadas e fraca distribuição de serviços. O diagnóstico serviu para sistematizar os principais problemas da área, indicar potencialidades (oportunidades) e consequentemente guiou o estabelecimento de diretrizes de intervenção que compõem o projeto aqui apresentado como estudo preliminar. As diretrizes foram estabelecidas na busca de mais circulação, conectividade, permanência e identidade, formando a proposta de sistema de espaços livres públicos, e buscando soluções mais integradas, eficientes e sustentáveis.

Palavras-chave: Planejamento urbano, Transporte público, Sistema de espaços livres públicos, João Pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNARD, Elisangela et al. Sustentabilidade Urbana em Caxias do Sul- Aplicação de Indicadores in Adir Ubaldo Rech (eds), Instrumentos de Desenvolvimento e Sustentabilidade Urbana, EDUCS, Caxias do Sul, 2014.

BRITO, Herllange. A receptividade do traffic calming no bairro de Manaíra. João Pessoa - PB. João Pessoa: Dissertação de Mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e Ambiental, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, 2012.

CASTRO, Alexandre; FREITAS, Paulo; SILVEIRA, José Augusto. Análise Configuracional dos Espaços Livres Públicos em Cidades de Médio Porte. IN: Silveira, José Augusto (Org.). Espaços Livres Públicos: Lugares e suas Interfaces Intraurbanas. João Pessoa: AB Editora, pg. 126-146, 2016.

CULLEN, Gordon. The Concise Townscape, Edições 70, Lisboa, 1971.

CRUZ, Dayana. As faces do Planejamento Urbano. Revista Pegada, 12, (2): 81-94, 2011.

DE BOIS, Peter. Urban Vitality: Fatum or Fortune? in Antonio Garrigós & Victor Iribarren (eds), Foro Estratégico Orihuela 2030, Universidad de Alicante, Alicante. pg. 254-277, 2014.

DEL RIO, Vicente. Introduction to Urban Design in the Planning Process, Pini, São Paulo,1990.

FARR, Douglas. Urbanismo Sustentável: desenho urbano com a natureza, Bookman, Porto Alegre, 2013.

GEHL, Jan. Cities for People. Island Press, 2010.

LYNCH, Kevin. (1997) The Image of the City, Martins Fontes, São Paulo, 1997.

RABELLO, Rebeca; RODRIGUES, Zita. Planejamento e Sustentabilidade Urbana: Ações de Proteção dos Igarapés de Manaus, Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, 3 (2): 81-100, 2013.

Downloads

Publicado

17-06-2018

Como Citar

Tabosa, R. M. R., Afonso, F. V., Silveira, J. A. R. da, & Donegan, L. (2018). (Re)pensando Espaços Livres Públicos em João Pessoa : Uma proposta para os bairros Expedicionários, Tambauzinho e Miramar. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 6(38). https://doi.org/10.17271/2318847263820181546

Edição

Seção

Artigos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)