Instrumento para implementação do Plano de Segurança da Água em comunidades rurais: validação em um acampamento de agricultores no município de São Carlos, SP

Autores

  • Rony Felipe Marcelino Corrêa
  • Katia Sakihama Ventura

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847275420202258

Resumo

O Plano de Segurança da Água (PSA) é um instrumento proposto pela Organização Mundial da Saúde para prevenir contaminação da água em sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água por meio de análise de risco. O presente trabalho tem como objetivo realizar a validação científica de instrumento para aplicação do PSA em comunidades rurais. A validação do instrumento foi realizada em visita de campo no Acampamento Capão das Antas, em São Carlos, SP. Foram analisados 5 (cinco) locais na área de estudo, composto por área de captação e lotes de famílias acampadas. As informações foram coletadas com auxílio de planilha de campo e, posteriormente, foram processadas no software. O software desenvolvido permitiu a análise de risco para cada componente, de forma independente entre si. A avaliação de risco contemplou 2 etapas do modelo de avaliação do PSA para comunidades rurais, analisando 3 componentes do sistema e soluções alternativas de abastecimento de água. Pode-se constatar a presença de diversos eventos perigosos que oferecem risco ao consumo de água pelos moradores. O processo de validação foi realizado e o instrumento atendeu às expectativas de aplicação. PALAVRAS-CHAVE: Gestão de riscos. Segurança da água. Software.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

02-01-2020

Edição

Seção

Artigos Completos

Como Citar

CORRÊA, Rony Felipe Marcelino; VENTURA, Katia Sakihama. Instrumento para implementação do Plano de Segurança da Água em comunidades rurais: validação em um acampamento de agricultores no município de São Carlos, SP. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades , [S. l.], v. 8, n. 54, 2020. DOI: 10.17271/2318847275420202258. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/2258. Acesso em: 22 jan. 2025.