O marketing urbano e a inserção da cidade no fluxo econômico global: reflexões a partir do caso de São José dos Campos

Autores

  • Marina Cyrino Forti Universidade do Vale do Paraíba
  • Fabiana Felix do Amaral e Silva

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847286320202502

Palavras-chave:

competição interurbana, cidade global, hierarquias urbanas, marketing urbano, São José dos Campos.

Resumo

Tomando como pano de fundo o modelo de urbanização neoliberal, onde, segundo Harvey (2005) o território é a última fronteira do capital e segue a lógica do mercado, o presente artigo propõe analisar como a intervenção urbana faz parte desta lógica, onde o marketing urbano é um mecanismo e uma estratégia utilizada pelas cidades ditas como globais para inserção nos fluxos econômicos. O recorte de estudo é a dinâmica urbana e a análise da lógica neoliberal da cidade de São José dos Campos, situada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, no interior do estado de São Paulo, a qual foi analisada por meio do levantamento de materiais iconográficos. A cidade pertence ao setor terciário na economia e constantemente utiliza técnicas do marketing urbano, sendo assim, o objetivo deste artigo foi analisar quais são essas estratégias e quais são suas consequências. Desta forma, é preciso debater a competição interurbana, novos modelos de gestão e a táticas de consenso público, os quais visam uma imagem positiva e uma paisagem passível de investimentos e desenvolvimento, atendendo às necessidades e anseios de determinados indivíduos e organizações, como grupos de grande capital, bancos e agências multilaterais.  

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Biografia do Autor

  • Marina Cyrino Forti, Universidade do Vale do Paraíba
    Mestranda no Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba – PLUR/UNIVAP, em São José dos Campos, São Paulo.  
  • Fabiana Felix do Amaral e Silva
     

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Publicado

04-12-2020

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Artigos Completos

Como Citar

O marketing urbano e a inserção da cidade no fluxo econômico global: reflexões a partir do caso de São José dos Campos. (2020). Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades , 8(63). https://doi.org/10.17271/2318847286320202502