Ourinhos: história e patrimônio ferroviário e industrial.

Autores

  • Mariana Mamedes dos Santos
  • Evandro Fiorin
  • Laís da Silva Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847286420202567

Resumo

 

Várias cidades do interior paulista, como é o caso de Ourinhos – SP, surgiram a partir da chegada da estrada de ferro, que foi um dos fatores responsáveis pelo avanço econômico e urbanístico no interior do Estado de São Paulo no início do século XX. Dessa maneira, o conjunto edificado decorrente da implantação da linha férrea, se tornou testemunho de um período de grandes êxitos. As edificações compreendem desde a estação ferroviária, as casas dos ferroviários, estação de mercadorias, até pátios fabris. O traçado urbano das proximidades, também traz indícios dos primórdios, desde a chegada da linha do trem. Contudo, espaços sem destinação específica estão dispostos na área central, oriundos de um processo de decadência do transporte ferroviário. A partir de então na cidade de Ourinhos, ao longo dos anos, diversas edificações que compunham a paisagem do leito férreo passaram por modificações, tanto no que diz respeito aos usos e ocupações, quanto à própria estrutura arquitetônica, por conta de reformas para adequação dos  espaços para os novos usos,  demolição ou abandono de alguns. Assim trabalho apresenta uma historiografia do espaço a partir dos vestígios históricos ligados à ferrovia da cidade de Ourinhos, a fim de levantar a história da formação da cidade, os edifícios ferroviários emblemáticos e seu processo de obsolescência.

   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Mamedes dos Santos

    

Evandro Fiorin

  

Laís da Silva Rodrigues

 

Downloads

Publicado

05-12-2020

Como Citar

Santos, M. M. dos, Fiorin, E., & Rodrigues, L. da S. (2020). Ourinhos: história e patrimônio ferroviário e industrial. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 8(64). https://doi.org/10.17271/2318847286420202567

Edição

Seção

Artigos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>