MORFOLOGIA URBANA E APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO: PERCEPÇÃO URBANA E IMAGINÁRIO SOBRE ÁREAS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL POR HABITANTES DA CIDADE LEGAL EM ITAJAÍ/SC.

Autores

  • Luciana Noronha Pereira
  • Clarissa Ganzer S.

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472112013441

Resumo

RESUMO: Esta pesquisa busca compreender como a morfologia urbana e sua apropriação em áreas de Habitação de Interesse Social e nas áreas Nossa Senhora das Graças e Promorar II (Itajaí/SC), encosta de morro e fundo de vale, respectivamente, é percebida pelos moradores da cidade legal em Itajaí/SC, buscando também identificar outros fatores que podem interferir nesta percepção, assim como o que esses residentes de outros bairros entendem por Habitação de Interesse Social. Este trabalho é continuação de duas pesquisas anteriores que atentaram-se a discutir a morfologia e tipologia urbana e a apropriação do espaço pelos próprios moradores. A partir desses trabalhos, revelou-se a necessidade de entender como os residentes de outros bairros enxergam esses locais e o que faz parte do imaginário coletivo ao referir-se a HIS. Enquanto os residentes das áreas pesquisadas relatam o estreito laço de identificação e orgulho do lugar onde vivem, os moradores da cidade legal demonstram desconhecimento sobre o que são HIS e, especificamente, sobre as comunidades analisadas. A precariedade de infraestrutura urbana das comunidades, bem como a criminalidade são recorrentes para caracterizar estes locais, muitas vezes indicando conceito preconcebidos. A metodologia adotada nesta pesquisa apropriou-se de estratégias para a compreensão da percepção, imaginário e significado com o auxílio da semiótica e do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, através de entrevistas semi-estruturadas com moradores da cidade legal de Itajaí. Ainda, utilizou de leitura cartográfica e coleta de dados secundários, tais como renda e taxas de criminalidade.

Palavras-Chave: Morfologia Urbana. Percepção Ambiental. Habitação de Interesse Social

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2013

Como Citar

Noronha Pereira, L., & Ganzer S., C. (2013). MORFOLOGIA URBANA E APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO: PERCEPÇÃO URBANA E IMAGINÁRIO SOBRE ÁREAS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL POR HABITANTES DA CIDADE LEGAL EM ITAJAÍ/SC. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 1(1). https://doi.org/10.17271/23188472112013441

Edição

Seção

Artigos Completos