INTERVENÇÃO URBANA: UMA PROPOSTA DE REQUALIFICAÇÃO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE TUPÃ

Autores

  • Daniele Grisolia Dualibi
  • Jeane Aparecida Rombi de Godoy Rosin

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472132013452

Resumo

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de requalificação urbana das edificações da antiga Estação Ferroviária, localizada na Estância Turística de Tupã, a qual tem por finalidade implementar novos usos -  um centro de educação ambiental. Tendo em vista a importância histórica e arquitetônica do edifício, mediante a necessidade de readequar, revitalizar e valorizar um espaço que está em processo de degradação, considerando sua relevância no processo inicial de urbanização de nossa cidade, torna-se urgente a elaboração de intervenções aptas em contribuir para a vitalidade e urbanidade dessa localidade. Tendo em vista a situação de abandono  em que se encontra a antiga Estação Ferroviária, a possibilidade de uma intervenção fundamentada no conceito de requalificação, poderia contribuir não somente para a melhoria de todo o entorno como também para a implantação de equipamentos essenciais as necessidades básicas dos  moradores da Zona Sul ao Centro, por meio de uma passarela, um parque linear e centro de educação ambiental.

 

 

Palavras-chave: Estação Ferroviária. Intervenções Urbanas. Passarela. Parque Linear. Centro de Educação Ambiental.  Urbanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2013

Como Citar

Grisolia Dualibi, D., & Aparecida Rombi de Godoy Rosin, J. (2013). INTERVENÇÃO URBANA: UMA PROPOSTA DE REQUALIFICAÇÃO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE TUPÃ. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 1(3). https://doi.org/10.17271/23188472132013452

Edição

Seção

Artigos Completos