OS LOTEAMENTOS URBANOS E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS E TERRITORIAIS: O CASO DO LOTEAMENTO VILLAGGIO II NA CIDADE DE BAURU-SP

Autores

  • Eduardo Da Silva Pinto
  • Paula Valéria Coiado Chamma

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472132013457

Resumo

RESUMO: O presente trabalho investiga os impactos que a implantação de loteamentos fechados exerce sobre o município. A partir da década de 70, quando essa modalidade de loteamentos começou a ser implantada, vários empreendimentos começaram a surgir no estado de São Paulo, pois foram rapidamente aceitos pelo mercado consumidor, que buscava principalmente por privacidade e segurança.  Além disso, eles conquistaram a população pelo seu belo visual, com amplas áreas verdes dentro de seus muros. Porém, não existe legislação específica para a implantação de loteamentos fechados, o que faz com que a implantação desses empreendimentos gere muita discussão quanto à sua legalidade jurídica e aos impactos que causam. Considerando-se que a cidade de Bauru conta hoje com mais de vinte loteamentos fechados o presente estudo tem como objetivo principal analisar os impactos sociais e ambientais causados por esses empreendimentos na cidade, através do estudo de caso do residencial Villaggio II. A execução do levantamento bibliográfico e documental, bem como levantamento de dados junto aos órgãos municipais e estaduais e pesquisa de campo, somada a uma análise dos dados gerados por ela, possibilitaram o desenvolvimento do presente trabalho, que reuni informações sobre o processo de urbanismo no Brasil e culmina em uma análise e uma discussão sobre os impactos gerados pelos loteamentos fechados na cidade de Bauru-SP, através do estudo de caso do loteamento Villaggio II.

Palavras-chave: Loteamentos fechados. Impactos ambientais. Impactos territoriais.

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Publicado

10-11-2013

Como Citar

Da Silva Pinto, E., & Coiado Chamma, P. V. (2013). OS LOTEAMENTOS URBANOS E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS E TERRITORIAIS: O CASO DO LOTEAMENTO VILLAGGIO II NA CIDADE DE BAURU-SP. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 1(3). https://doi.org/10.17271/23188472132013457

Edição

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